Feeds RSS

domingo, 6 de dezembro de 2009

II Domingo do Advento : 06/12/2009

II Domingo do Advento : 06/12/2009


“Neste segundo Domingo do Advento, Deus nos convida, por meio do testemunho de João Batista, a preparar os caminhos da penitência e da conversão.
Busquemos aplainar as montanhas do egoísmo que nos afasta de nossos irmão e de nosso Deus.
Venha! Vamos celebrar a eucaristia e fazer memória da misericórdia de Deus para conosco.
Ele que é Pai e Mãe de todos nós, bondoso e amoroso, e que nos salva em Jesus Cristo.
Venha! Levantemo-nos, pois a salvação está próxima.”

Encontramos na Bíblia:
“Fazia quinze anos que Tibério era o Imperador romano. Nesse tempo Pôncio Pilatos era o governador da Judéia, Herodes governava a Galiléia, o seu irmão Filipe governava a região da Ituréia e Traconites, e Lisânias era o governador de Abilene. E Anás e Caifás eram os Grandes Sacerdotes.
Foi nesse tempo que a mensagem de Deus foi dada, no deserto, a João, filho de Zacarias. E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem:
- Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.
Isso aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro:

"Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar!
Abram estradas retas para ele!
Todos os vales serão aterrados,
e todos os morros e montes serão aplanados.
Os caminhos tortos serão endireitados,
e as estradas esburacadas serão consertadas.
E todos verão a salvação que Deus dá."

Comentário do Evangelho: A mensagem de João Batista
João percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados.
Lucas inicia seu Evangelho expondo sua pretensão de escrever seu texto a partir de uma "acurada investigação" e "de modo ordenado", sobre os eventos relacionados a Jesus.
Dentro destes critérios preestabelecidos, após as narrativas de infância de João Batista e de Jesus, ele procura situar historicamente o início do ministério de João, referindo-se a algumas datas dos governantes de seu tempo, tanto no poder civil como no religioso.
A intenção dele é estabelecer um marco histórico para os acontecimentos envolvendo Jesus e as primeiras comunidades, inserindo-os na própria história. João prega nas regiões de periferia ("deserto"), nas proximidades do rio Jordão.
Antigamente o povo libertara-se da escravidão no Egito, atravessando o deserto em busca da "terra prometida". Agora, João lidera a libertação em relação ao poder religioso do templo e do sacerdócio de Jerusalém, voltando ao deserto, invertendo e preparando "o caminho do Senhor" para uma nova terra.
Aquela que era considerada a terra prometida, Israel, com sua teocracia, na realidade tornou-se uma terra de opressão para o povo. João Batista é como "aquele que começou uma boa obra", a qual encontra sua plenitude em Jesus de Nazaré.
A nova terra, o mundo novo possível, é marcada pela ternura de Jesus, pelos laços do amor. Com lucidez, busca-se discernir e libertar-se das falsas ideologias emanadas do poder econômico, muitas vezes associado ao poder religioso.
Com esperança, procura-se um mundo melhor, tecendo-se a rede de relações sociais comunitárias em vista de implantar a justiça e estabelecer a paz.

Oração
Espírito que converte, toca o coração de todas as pessoas para que, abandonando seus erros e vícios, voltem-se para Jesus, por uma sincera conversão.”

Enviado por Prof. Diácono Miguel A. Teodoro em 29/11/2009 15:27:07 (1304 leituras)

6 comentários:

João Poeta disse...

Que o natal de Jesus seja para todos nós o momento oportuno para aparar as arestas do nosso orgulho e do egoísmo, causadores de todos os males. Que venhamos a ser mais humildes e menos personalistas trabalhando mais e melhor para o bem comum.
Adorei ler esse texto bíblico.

LISON disse...

Saudações Natalinas!
Amiga Lilian,
Que post fantástico!
Uma mensagem construída com muito carinho em homenagem a data tão especial que se aproxima... Todas as passagens eleitas e devidamente comentadas encontram moradas nos corações dos homens de boa vontade.
É tempo de reflexão e reconciliação, em especial fazer as devidas correções junto aos amigos dos erros cometidos, este é o momento ideal.
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Principe Encantado disse...

Amiga que mensagem linda, comovente.
Abraços forte

Lilian disse...

Olá querido amigo João,Grande Poeta,

Os textos bíblicos sempre nos levam a praticar a humildade, a bondade, a longanimidade, a paciência, a caridade, a boas obras, a amarmos o nosso próximo como a nós mesmos e a buscar o bem comum de todos, pois Jesus nos motiva a isso, com o exemplo de vida que nos deixou.

Paz, amor e as bênçãos do Senhor a você e familiares.
Fraterno e carinhoso abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá meu querido Príncipe,

Grata pela sua presença e carinho.

Carinhoso e fraterno abraço, do lado esquerdo, juntanto coração com coração, abraço cristão, abraço de irmão.

Lilian,

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Grata por seu carinho e sua presença, sempre constante em minhas postagens.
Você é um dos que verdadeiramente pratica o amor ao próximo e o demonstra naquilo que escreve, nos poemas e prosas que publica, brindado-nos com ternura e emoção.
Grata por tudo e por seu apoio.
Um abraço do lado esquerdo, do coração com coração.
Lilian

Postar um comentário