Feeds RSS

sábado, 30 de janeiro de 2010

A mulher Amiga da vez é....Rosana Madjarof e a Mulher da Bíblia é Rute

A mulher Amiga desta semana é a amiga Rosana Madjarof , uma amiga inteligente, fiel aos amigos e com um coração tão forte, que suportou provações e permanece firme em seus propósitos, semelhante à Rute, uma das mulheres da Bíblia, conhecida como uma Mulher moabita fiel; com amor inteligente por escolha; de fidelidade silenciosa; com amor que suportou a provação; com base espiritual verdadeira para sua conduta e,  exercício resoluto de força de vontade.

               Rute  :  Uma inteligente e fiel moabita

        Rute, a moabita, cresceu nos planaltos ao sul do rio Arnom, provavelmente numa nação polígama, sendo adoradora do deus Quermos.

        Uma família hebréia mudou-se de Belém para Moabe, e eles eram diferentes.  A mãe, Noemi, era  tratada com respeito por seu marido Elimeleque.

        Rute, cuja mão foi pedida em casamento para um dos filhos dessa família, Malom, foi assim introduzda a um relacionamento próximo e de aprendizado com essa mulher sábia e estável, a quem passou a amar e a admirar.  Rute e sua cunhada Orfa, ligaram-se afetivamente a Noemi.  As três mulheres ficaram ainda mais unidas quando seus maridos morreram.

        Noemi ouviu dizer que a fome em Belém havia passado e quis voltar para casa.  Ela instou suas noras a voltarem a suas respectivas casas, onde estariam, então, livres para se casarem novamente.  As duas jovens queriam ficar com ela, mas depois de uma despedida comovente, Orfa cedeu e voltou para casa.

        Rute, porém, apegou-se a Noemi.  Seu nome é uma contração do hebraico reuth, do radical que quer dizer "visão", significando "algo que é digno de ser visto" ou, possivelmente, "amizade".   Rute compreendia que mudar-se para Belém significaria renunciar totalmente a sua herança cultural e passar o resto da sua vida como estrangeira.  Seu voto a Nemi é uma da declarações mais belas de compromisso da história (Rute 1: 16-17).

        A chegada das duas mulheres a Belém marcou o começo de uma nova vida para Rute.  Ela trabalhou nos campos de cevada de Boaz, um parente de Noemi, rebuscando as espigas deixada nos cantos para os pobres.  Os feixes de grãos eram colhidos e debulhados com uma ferramenta manual pesada feita de madeira; então, com um grande garfo, os grãos eram jogados para o alto, a fim de que o vento levasse embora a palha.  Muitas mulheres pobres flertavam com os ceifadores e tentavam roubar grãos, mas Rute logo adquiriuu a reputação de ter tamanha honestidade e integridade, que foi elogiada pelo dono dos campos.

        Seguindo o sábio conselho de sua sogra, a humilde Rute conquistou o respeito e, mais tarde, o amor do parente de Noemi, Boaz, que comprou a propriedade de Noemi e tomou Rute como sua esposa.  Ao fazê-lo, Boaz tornou-se um resgatador (Lev. 25:25).

        Rute destacou-se na história como modelo de caráter feminino, dispondo-se, com alegria e confiança, a romper com seu passado tomando por base a revelação de Deus, ensinada a ela por sua sogra amorosa.  Deus usou a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários:  Ele preveu pão para duas viúvas com a colheita de Rute;    proveu segurança à jovem viúva por meio de seu casamento com Boaz;     proveu posteridade para Noemi por meio de Obede, o filho de Rute e Boaz;   Deus proveu um grande rei para Israel e até mesmo o Messias por meio dessa maravilhosa mulher gentia.

        As principais virtudes  de Rute foram a amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento.  Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.  Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada” (Rute 1:16-17).

        As características  de Rute  deixaram sua marca, pois ela era uma amiga  que tratava bem a todos e era muito carinhosa;  era responsável, trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor;  era confiável, procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.   

        Sejamos como Rute  :  uma mulher muito doce, inteligente, fiel e competente e,  para agir como Rute, sejamos  íntegras em tudo que fizermos: trabalho, casamento e família.
Publicado por Lilian , em 30/01/2010
Fonte: A Bíblia da Mulher - Sociedade Bíblica do Brasil

18 comentários:

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga LILIAN, você sempre nos surpreendendo com homenagens belíssimas aos queridos amigos. E hoje, a homenageada é uma cidadã muito especial. Rosana Madjarof, senhora integra, honrada e decente, sempre pautando as ações na liberdade benfeitora e na justiça. Gostei muito da analogia com Rute, um dos personagens mais marcantes da Bíblia sagrada.
Parabéns por sua exaustiva e incansável pesquisa que você trabalhou primorosamente para nos presentear com essa jóia de texto!
Parabéns por mais um magnífico Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Luísa disse...

Lilian,

Que artigo maravilhoso para a amiga Rosana! Parabéns!

Beijinhos e bom fim de semana!
Luísa

extremosulgospel@gmail.com disse...

Graça e paz irmã

Parabéns pelo post,a Bíblia está repleta de histórias de mulheres abençoadas e abençoadoras, hoje temos também mulheres de Deus que transmitem a palavra com determinação.

Em Cristo

Ailton
www.extremosulgospel.com.br

Joselito disse...

Grande Lilian, grande homenagem, a questão é ter um propósito e seguir firme, não desviar, nem todos conseguem. Mas que consegue e atinge os seus objetivos só ela saberá o quanto gratificante pode ser.

Mad Resgate disse...

Olá Lilian

Voce conseguiu me deixar sem palavras para comentar este artigo tão belo e emocionante.
A alusão feita a Rute, foi com certeza a melhor forma que voce utilizou para descrever "Rosana".
Todos nós sabemos da idoneidade, sinceridade, honestidade, amizade e outros "ades" que "Rosana" emana sobre todos nós.
Quando voce a homenageia em seu artigo, declara aos quatro cantos o quanto sua amizade é importante para tí.
Ao conhecê-la através da net, também me impressionei pelo carinho que ela dedica a seus amigos, isto hoje em dia é raro.
Com certeza este artigo a fara chorar, mas não de tristeza e sim pela alegria e felicidade de ser tão querida por todos nós.
Poucos são aqueles que se dedicam a homenagear seus amigos, e voce desta vez conseguiu unir "palavras" , "sentimentos", e também muita pesquisa e "lançou" este artigo fabuloso.
Confesso que cheguei a ficar emocionado, tanto pelo conhecimento adquirido por ele, tanto por conhecer em parte a vida de nossa amiga "Rosana".
A vida nos coloca diante de dificuldades as vezes extremas, "Rosana" passou por isto, mas acredito que o carinho que recebe, ameniza e lhe dá forças para continuar a luta e principalmente "conviver" com seus amigos.

Parabéns pelo artigo excelente.
Continue sempre assim.
Um forte abraço
Mad

BLOGZOOM disse...

Lili, que mensagem maravilhosa, especialmente para Rosana que é uma mulher realmente inteligente e amiga.

Puxa... eu nem mais me lembrava desta passagem na Biblia, era uma vaga lembrança.

Beijos

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Fico muito grata pelo seu apoio, carinho e comentário.

Sem dúvida alguma, Rosana é uma mulher especial, inteligente, íntegra , tudo o que disse e ainda, uma amiga fiel e dedicada, qualidades através das quais, Rute, da Bíblia marcou sua passagem na história da vida do Messias.

Obrigada pela sua amizade e fique com a Paz do Senhor.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Luísa.

Agradeço sua amizade, seu carinho e sua presença pontual em todos os posts que publico.
Você é uma amiga fiel, e muito me honra sua amizade.
Carinhoso e fraterno abraço.
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Ailton,

Fico feliz com sua presença, carinho e comentário.
A palavra de Deus precisa ser continuamente difundida: "Vai e prega o Evangelho". Esta é uma ordem que precisa ser atendida, tanto por homens como por mulheres. Cada um faz a sua parte e da forma como lhe é mais peculiar.
Esta, é a minha maneira de falar a respeito da Bíblia e o que nela consta.
Grata amigo,
Fique com a paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Joselito,

Grata pelo seu carinho, sua presença e comentário.
Sabe amigo, você usou o termo "gratificante", e isso é realmente uma grande verdade, pois, quando publicamos um post, o fazemos para os amigos conhecerem o conteúdo, seja bíblico, literário, humorístico, informativo ou qualquer que seja a sua classificação.
E quando recebemos os comentários, ficamos alegres, pois sabemos que atingimos àquilo a que nos propusemos, e nos sentimos gratificados pela ação efetivada.
Muito obrigada pela sua amizade.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Mad,

Fico muito agradecida pela sua presença no blog e aqui no Dihitt.
Seu elogioso comentário muito me honra e fico feliz que tenha gostado.
A Rosana é uma amiga incrível e muito querida por todos, e a palavra de Deus é o que nos impulsiona a viver uma vida abundante, com fé, íntegra, cheia de esperança e uma vida mais feliz , com a paz, a graça, o amor e a proteção de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Sissym,

Grata por você estar sempre presente e comentando minhas postagens.

Fico muito feliz com seu carinho.
Beijo no seu coração,
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Isabel Ruiz, disse...

Querida Lilian,
Rute foi uma mulher de muita coragem, dedicação e exemplo de amizade e consideração. Seguir esse exemplo de conduta não é tarefa das mais fáceis nos dias de hoje, mas felizmente existem muitas pessoas que o fazem.
Homenagear nossa amiga Rosana foi um ato de carinho do qual ela é merecedora.
Parabéns!
Beijos
Bel

Lilian disse...

Olá querida amiga Bel,

Obrigada por vir ao blog e comentar.
Temos muito a aprender com os exemplos de conduta mostrados na Bíblia Sagrada e por mais difícil tarefa que possa parecer, sabemos que podemos contar com as mãos estendidas de Deus para nos ajudar e isso nos basta para continuarmos firmes.
Grata pelo carinho e amizade.
Fique com a paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

FrancK Lavd disse...

Lilian,

Parabéns pela homenagem à nossa amiga Rosana, ela merece ser acarinhada por todos, é uma pessoa maravilhosa.

Adorei a belíssima mensagem!

Grande abraço,

FRancK

Lilian disse...

Olá querido amigo Franck, Poeta Maior.

Que falta faz no Dihitt. Saudades.
Logo as aulas vão começas e deixarei de ser babá dos netos e poderei ver os blogs dos amigos e o seu, será o primeiro.
Muito agradecida fico com sua presença e seu carinho. Você é um amigo do coração. E a Rosna, também, ela é maravilhosamente amiga/irmã.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Rosana Madjarof disse...

Lilian,

Primeiramente, quero agradecer com todo o amor que habita meu coração, esta linda e profunda homenagem.

Sei que não posso ser comparada a Rute, mas fico feliz por saber da sua linda história de vida, da sua garra, fé e perseverança.

Quisera eu ser como Rute minha amiga! Tenho minhas fraquezas, e devo confessar que não são poucas, mas sempre tento melhorar, e a cada dia um novo aprendizado me ajuda a crescer em espírito, em fé, em confiança, e em perseverança e esperança.

Obrigada querida amiga, muito obrigada por esta homenagem em forma de carinho, afeto e amizade.

Beijos no seu lindo coração.

Rosana.

Lilian disse...

Olá querida amiga Rosana,

Eis que chegou a homenageada, a Grande Dama do Dihitt.

Fico feliz que tenha gostado do texto e da homenagem.

Você, Rosana, é uma pessoa especial, amada pelos amigos, aos quais, em tudo tem ajudado sem medir esforços, e pode ter certeza que todas as qualidades destacadas em Rute, você as tem e muitas mais.

Tudo que eu fizer, ainda será pouco diante do seu merecimento.

Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Postar um comentário