Feeds RSS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O tempo passou e me formei em solidão

          Estava eu a pensar que hoje em dia, as pessoas vivem enclausuradas em suas casas, com medo de sair à rua, de visitar os amigos, de jogar conversa fora, de bater aquele papo gostoso que outrora ficávamos horas conversando, e como achávamos assunto e dos mais inusitados e animados possíveis. Era uma amizade sadia e gostosa. Os amigos eram irmãos e por eles, nutríamos uma verdadeira paixão. No momento presente, temos muitos amigos, mas, são amigos virtuais. Só que, vejo a nossa amizade virtual, como uma amizade que transcende a virtualidade da relação e chega à realidade pessoal, pois nos conhecemos, falamos de muitas coisas, até pessoais, do nosso convívio em casa, dos problemas de saúde, dos problemas de violência, dos problemas de baixa estima, das alegrias e momentos felizes que nos acontecem. A cada dia, é a história de um amigo que é exposta para nós e, percebemos a preocupação que há entre todos em buscar uma solução. Viram, deixou o campo virtual e passou para o lado pessoal. Não temos como negar essa situação. Assim é a nossa amizade, pelo menos, é assim que a considero e, como já falei em outras ocasiões, é uma amizade de amor, de comunhão de pensamentos, de unidade na solidariedade, que conhece o verdadeiro sentido do "ser" amigo, do "ser" irmão, de "se preocupar" um com os outros, sem interesse algum, apenas viver da aproximação de ideais em busca da lapidação de sentimentos reais, os quais nos conduzem ao encontro de uma verdadeira amizade, a caminho da felicidade, não nos esquecendo de que chegamos a essa condição de vida, seguindo os passos do Mestre Jesus, que é a luz que ilumina os caminhos que trilhamos.
  
          Enquanto escrevia a introdução deste texto, ia vislumbrando alguma crônica para adicionar como mensagem para vocês, e percebi a chegada de um email de uma amiga muito querida, a Eva Bueno Marques. A crônica reflete meu pensamento e por isso, publico-a.

          Sobre essa amiga, quero que saibam que ela é escritora e ocupa a cadeira nº 26, de Cecília Meireles, na Academia de Letras da Grande São Paulo. Nossa amizade, até então, simplesmente virtual, deixou de ser no dia do meu aniversário, eis que conseguiu meu telefone e me ligou. Foi uma conversa longa e gostosa, cheia de emoção e, enquanto a ouvia declamar uma linda poesia para mim, meus olhos se encheram de lágrimas e meu coração quase saltou para o exterior de tanta felicidade.

          Assim, espero que um dia possamos tornar nossa amizade, cada uma a seu tempo, pessoal, quando então, com muita alegria, darei um carinhoso, fraterno e bem apertado abraço em cada um de vocês.

"O TEMPO PASSOU E ME FORMEI EM SOLIDÃO"

Crônica escrita por José Antônio Oliveira de Resende
(Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João del-Rei. )

Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.

Ninguém avisava nada, o costume era chegar de pára-quedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um.
 
– Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre.
E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
 
– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!
 
A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... Casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.

Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha – geralmente uma das filhas – e dizia:
– Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.

Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte: pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... Tudo sobre a mesa. Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também.

Pra quê televisão? Pra quê rua? Pra quê droga? A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam....

Era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade...

Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida. Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa... A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... Até que sumissem no horizonte da noite.
 
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão, vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa:
– Vamos marcar uma saída!... – ninguém quer entrar mais.
 
Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
 
Casas trancadas.. Pra quê abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos, do leite...
 
Que saudade do compadre e da comadre!

Postado por Lilian, em 25/02/2010 - 12:30

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Mulher Amiga da vez, nesta semana, é........Ismaelita Nascimento

         
            Outra semana se inicia e nova história de uma Mulher da Bíblia é relatada para nossa edificação. Escrevi sobre Maria de Betânia, uma seguidora fiel de Jesus Cristo, e dedico o texto à Mulher Amiga ...Ismaelita Nascimento. Vejo a amiga Isma como uma professora dedicada à profissão, à família e à comunidade religiosa. Tem como seu Guia o Mestre dos Mestres e se mostra aos amigos como uma Mulher que serve a Deus e segue fielmente seus ensinamentos. Até o nome de seu Blog se relaciona a Cristo: Jesus Cristo, Minha Esperança.

Maria de Betânia - Uma seguidora fiel



          Maria, de Betânia, é um modelo para todos os discípulos dedicados a Cristo.
          
           Aparentemente, ela era solteira e vivia com sua irmã, Marta, e seu irmão, Lázaro. A casa deles era um lugar onde Jesus descansava entre amigos, os quais, talvez, fossem da mesma faixa etária que ele.
 
          Maria, mais do que qualquer outra personagem do Novo Testamento, é associada com o sentar-se aos pés de Jesus, um testemunho de sua fome de ouvir e compreender as verdades espirituais (Lc. 10: 39; Jô. 11: 32; 12:3). Ela, porém, não se limitou a apenas ouvir os ensinamentos de Jesus, mas também o serviu, ungindo-o com óleo precioso para demonstrar que seu desejo não era apenas obter, mas também atender necessidades práticas.
 
          O exemplo de Maria mostra sua grande capacidade de tomar decisões, Jesus disse que ela preferiu ouví-lo; e mais tarde, o ato de derramar óleo sobre o corpo do Senhor morto para prepará-lo para o sepultamento foi uma atitude premeditada de adoração. Ela era contemplativa e sensível e não falava muito. Quando Lázaro morreu, Maria expressou a dor que sentia por meio de suas lágrimas e pouquíssimas palavras. Jesus compreendeu-a e chorou com ela (Jô. 11:35).
 
         Cumprindo a profecia de Jesus, Maria tem sido lembrada na história como a imagem do compromisso. Três Evangelhos relatam seu significativo gesto sacrificial: 300 gramas de puro ungüento de nardo indiano, valendo o salário de um ano de trabalho, generosamente derramado em humildade sobre o seu Salvador (MT. 26: 6 – 13; Mc. 14: 1-9; Jô. 11; 1-6). O ungüento perfumado que Maria usou para ungir os pés de Jesus era nardo indiano legítimo, raro e, portanto, muito caro. Esse ungüento era obtido das raízes de uma erva aromática que crescia no Himalaia e era transportada até a Palestina por caravanas de camelos. “Trezentos denários” eram o equivalente ao salário anual de um trabalhador médio.
 
          Maria era uma mulher caracterizada pela lucidez espiritual e pela disposição de agir de acordo com sua fé, o que lhe valeu o elogio de Cristo (MT. 26: 12 e13).

           Sigamos o exemplo de Maria de Betânia e sejamos seguidoras fiéis dos ensinamentos do Mestre Jesus Cristo!

Publicado por Lilian, em 21/02/2010
Texto - Fonte: A Bíblia da Mulher - Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil
Imagem - Fonte: www.sintoniasaintgermain.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Retribuindo homenagem à Edilene - aaamorrr

Retribuindo homenagem à Edilene - Aaamorrr
         
          Queridos amigos,
          É com muita alegria, emoção e constrangimento que publico esta homenagem à amiga Edilene.

          Alegria, por estar junto a vocês, diariamente, trocando idéias, informações, carinho e amor. Durante a vida, juntamos grandes tesouros, entre eles, os amigos, os quais são jóias raras que guardamos no coração.

          Emoção, por ter sido homenageada por uma amiga querida, a quem tenho um grande carinho, que republicou como homenagem à vovó lili, alguns haicais que fiz a amigos no final do ano, em seu blog aquitudoverde:

          Constrangimento, por cometer a maior falta com um amigo virtual, a de não ter visitado, lido e comentado o post publicado em minha homenagem.

          Querida Edilene, sabe que procuro acompanhar, desde quando entrei no dithitt, todas as suas postagens. Está mais difícil ultimamente, pois você publica inúmeras notícias por dia, não é amiga?/rsrsrs..., haja tempo para ler tudo, porque você sabe que não voto apenas, voto, leio e comento primeiro no blog e depois colo no dihitt. Somente no blog de três pessoas não consigo comentar por causa do I.E. Exceção fiz nestes dois últimos dias, pois, para procurar a homenagem, acabei por votar em todas as notícias suas que não tinha votado e comentado, mas, sem comentar, pois precisaria de dias para tanto, mas também, foi só dessa vez, ta?

          Pena que você teve esse trabalho de postar e não teve receptividade. Nem a homenageada apareceu, não é?. E, justamente, você queria homenagear-me fazendo com que os amigos para quem fiz os haicais viessem pegar o presentinho, já que não o viram na primeira vez.

          Perdão, querida amiga, pela indelicadeza de não receber tão honrosa homenagem, gentilmente preparada. Pensei o que fazer para agradecê-la? Nem sei lidar com blog e imagens, ainda.

         Então, minha linda, peço-lhe perdão publicamente, declaro que a amo e agradeço-lhe todo carinho, com flores para você, de um quadro que pintei, há mais de 20 anos.

          Beijo no seu coração e que Deus a abençoe em todos os dias de sua vida e ilumine e proteja todos os caminhos por onde andar.

                                                   (tela pintada por Lilan Candello Salvadori)
          Eis abaixo,  o que a Edilene preparou:

vovolili - homenagem

|homenagem |0 comentários »

" Pegue seu presente de Natal - Vou, mas volto"
fonte:
http://www.dihitt.com.br/barra/pegue-seu-presente-de-natal--passear-e-bom--dois-v-v--vou-e-volto

Queridos amigos,
Viajo amanhã, dia 10/12, bem cedinho.
 Não terei como conectar-me e nem daria tempo(É um Cruzeiro)
 Parto, levo saudades, mas volto.
Fiz um haicai para cada um dos amigos que me presentearam com um comentário nas postagens que fiz.
Ontem à noite, anotei os nomes e hoje, não fui me arrumar, (pé, mão e cabelo) para a viagem, pois preferi, assim que dava um tempinho, escrever um haicai.
 A minha vida é muito corrida, tenho muitos compromissos, todos voluntários, daí a preocupação em deixar tudo em ordem para poder viajar tranqüila.
Perdoem-me se deixei de incluir algum nome, pois minha verificação foi ontem. Mas deixarei uma mensagem para todos os amigos no final dos haicais e aquele que ficou de fora, por ter comentado depois, prometo que assim que chegar, farei com muito carinho.
Para vocês, desejo um Natal abençoado.
Que Jesus renasça em nossos corações, trazendo-nos paz, serenidade, fraternidade, amor, saúde, felicidades, amor e muitas alegrias em 2010.
Carinhoso e fraterno abraço.
Beijos,
Lilian

A lua no céu fulgura
Reflete na orla do mar
Rosana, meiga criatura

No céu estrelado
Brilha bela e catita
A doce soberana Maria


Vem chegando o outono
Folhas esparsas no chão
Amigo do coração, Poeta João

Vem chegando o verão
As águas marulham no mar
Pura poesia Poeta João

Meados da Primavera
Aromas de flores no jardim
Doce e suave Sissym

Linda noite de luar
Encanto e poesia no ar
Príncipe, conjuga o verbo amar

No céu, nuvem passageira
Água em cascata chega ao chão
Emoção, o carinho da Sheila

Suave perfume das flores
Das folhas orvalho goteja
Primavera, a doce Leila

Suave brisa as flores agita
exalando doce aroma
A exubernte Luísa

Ondas brancas revoltas
No mar navio estanque
Poeta Maior, amigo Franck

Noite de lua clara
Solidão, e saudade
Lembrança de Sara

Por do sol no horizonte
Previsão de noite clara
Triste solidão sem Sara

Primavera esvaecendo no tempo
Nuvens negras irrompem o céu
Profundo poema Estranhos de Ebrael

Na brisa fresca da Primavera
Estrelas brilham no céu
Emoção ressoa Ebrael

Pedras da verde selva
Arestas cortantes do sílix
Vistosa jóia nossa Xenics


Tarde de chuva fina
Bolinhos de pura sêmea
Para alegrar a amiga Xênia

No frescor da madrugada
Serei pó ou relva molhada
Mas Eusei que um dia serei

Ainda é noite
Sôfrego coração
Diego sem paixão (Dieguito)

Nas armadilhas da vida
Perde-se um amigo
Sofre de amor, Dieguito

No azul do firmamento
Brilho das estrelas
Cintila o olhar de Camila

Nos verdes campos no horizonte
Girassóis brilham até o infinito
Poucas palavras, só o Joselito

Anjo de sorriso maroto
Ilumina o jardim do Dihitt
William, nosso bom garoto

Flores, aromas na Primavera
Águas borbulham em cascata
Mergulho no doce olhar de Renata

Cada canto um encanto
Natureza lindíssima
Perfume de Sereníssima

No caminho uma trilha
Flores por todo canto
Ser especial, é Regina


Nos caminhos da vida
Encontros e desencontros
Amor para Toinha

Nas tardes de verão
O sol ainda brilha
Uma flor para Isma


Primavera, estação das flores
Rosas, lírios e margaridas
Suave perfume de Janayna

Sonhos e desejos
Doce harmonia
Serena Marli

Nas campinas verdejantes
Pássaros e flores se encontram
Brindam a Marilene

Flores coloridas e belas
Orquídeas e açucenas
Gostoso abraço da Helena

Mato seco no cerrado
Sabiá canta e encanta
Para o amigo Concentrado

Prá alegrar a meninada
Na pista de dança, muito samba
Entra na roda Juliana

Passeio na madrugada fria
Abraço aquece o amado
Fotografando vem o Geraldo

A estrela guia
No encontro de Jesus
Indica o caminho para Lison

De pureza cristalina
 Pérola de rara beleza
Minha querida Joicinha

Menina de cara sapeca
Canta e dança a chula
Linda música para Patchulla

Profusão de variados sons
Chuva, trovões e coração
Janilton, poesia e emoção

Maravilhas do Oriente
Aguçam o paladar
WanderChef, amor ao preparar


Cabelos grisalhos nos ombros
Alvos como a neve
Falbo, poesia que enternece


O sol se põe nasce o desejo
De expôr o amor latente
Deixe-o brotar Edilene

Nos percalços da memória
Desejo de amor encoberto
Denize revelou seu mistério

Mormaço do sol
Pele bronze dourado
LillyAraujo,meu abraço


Na calada da noite
Abraçam-se os amantes
Sempre positivo, ErickFigueiredo

As cores do arco íris
Júbilo de Deus
Pastor Júlio, palavras de luz


Homens aram a terra
Frutos que alimentam os seres
Alexandre, só prazeres (Kava)

Rosas vermelhas
Despertam paixão
no coração de Maria (autoadolescência)

Na escuridão do céu
Vejo brilho no luar,
Lady, é o amor no seu olhar. (Lady1)


Na vida um deleite
Doces, sons e aromas
Alegram a vida de Lady (Sixties)

Outono a Inverno
Flores amarelas no chão
Olhar meigo de Daniela (Dani 24)


No amanhecer do dia
O aprendizado se inicia
Prof. Nelson, nosso guia

Nem a dália nem o lírio
Comparam-se com a Rose
Seu sorriso é mais bonito


Flores da Primavera
Imperam soberanas
Despertam o amor em Joana

Vem caindo a chuva
Mansa e bem fininha
Carinho da Risadinha

Não deixa que o amor fuja
Fecha seu coração
Sorri para a vida Analucia

Debruçado na janela
Pensando no passado
Jorge, sonha acordado (Jorge 32)

Lírio branco no vaso
Cor da paz, aroma de mato
Abraço a Jaquecarvalho


Paixão e poesia
Saudade e solidão
Mary é teu meu coração


Saudade de menino
Esperança no coração
Sensação de Jacksonsf


Suspensa no céu
Escura nuvem latente
Mirian, do bem a semente

Afora no mundo
Esperança de paz
Deseja Pronuc


Céu rasgado por um raio
Brilho que anuncia a chuva
Cuidado! Rogério Carvalho (usuárioneurotic)


Para todos os amigos dihittianos

A migo é aquele que
B eija você com
C arinho e que
D eseja com
E ntusiasmo sua
F elicidade, e
Garante fidelidade para você.
Humilde é o amigo que
I ndependentemente de qualquer coisa
J oga tudo para o alto por você e
L arga mão de tudo que seja
M aterial e desnecessário,
N aturalmente para cumprir sua
O brigação que é
P roteger a quem lhe protege, e
Q uerer bem a quem lhe quer bem.
R espeitar seu
S ilêncio calado,
T ransformando sua vida em uma
Ú nica motivação para
V iver.
X eretando se preciso e
Z angando-se quando necessário.

(abecedário: autor desconhecido, recebido por e-mail)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Mulher Amiga da vez é....Leila Franca, e o texto Bíblico narra a história de Abigail

          Nova semana, outra mulher da Bíblia terá sua história narrada neste espaço.

          Esta semana, escrevo sobre Abigail, uma mulher  bela, inteligente e que, diante de adversidades, soube superar todos os obstáculos. Não se apavorou e confiou em Deus. Quando a morte rondou sua família, pensou numa solução, com sabedoria,  sem  afastar seus pensamentos do problema, agiu de forma rápida, usou de estratégia ao analisar a situação e vislumbrar o resultado, usando de flexibilidade para mudar o rumo das coisas sem se lamentar.  E,  como  habitualmente faço, dedico este texto à Mulher Amiga ..... Leila Franca. Considero a querida amiga Leila, uma mulher bela, inteligente, dedicada, culta, sincera e de grande honradez . Perdeu seu companheiro e não se abateu, soube lidar e resolver  os problemas que lhe apareceram,  e fez diferença na vida dos filhos.    Os  conflitos  do dia a dia  ajudaram-na a  crescer, expandir e vencer na vida.  

                    Abigail : Uma beldade inteligente

          Abigail era a bela e inteligente esposa de Nabal (1 Sm 25: 3,), um homem gosseiro, tratante e dominador (1 Sm 25: 3,17).  Apesar de muitas mulheres serem infelizes no casamento por sua própria escolha, Abigail, provavelmente tenha entrado nessa união com um homem tão difícil sem poder opinar, visto que a maioria dos casamentos de sua época era arranjado pelos pais.   Essa mulher de fé agiu humilde e sabiamente ao dar comida para Davi e seus homens, a fim de salvar a vida daqueles que pertenciam à sua casa.
          Depois de Nabal ter insultado rudemente o futuro rei de Israel e seus homens, Davi reagiu com rapidez, determinando uma vingança impensada.  Avisada por um servo, Abigail foi perspicaz e precisa ao evitar que todos de sua casa fossem mortos.
          Abigail interceptou Davi  com humildade e calorosa hospitalidade.  Sua voz o chamou à razão, e seus modos o deixaram desconcertado. Ela usou de toda a sua  criatividade para minimizar os danos causados pelo seu marido tolo.  Ao ir contra os desejos de Nabal, ela agiu para salvar a vida dele.
          De que forma ela dissuadiu Davi e seus homens?   Ela poderia ter-se portado como esposa ressentida, procurando maneiras de colocar a culpa em seu marido, mas seu discurso foi astutamente persuasivo e honesto.  Mostrou deferência para com seu marido ao afirmar que tinha sido por causa de um lapso de sua parte que os homens de Davi tinham conversado com Nabal, não com ela, talvez sugerindo que ela não havia estado disponível para oferecer hospitalidade (1 Sm 25:25).
          Suas palavras não foram de traição, mas, sim, de uma confissão cheia de tato, que desarmou a raiva de Davi.   De forma alguma ela procurou enganar o marido, mas escolheu sabiamente narrar  a ele tudo o que havia feito (1 Sm 25: 36-37).   Sua conversa com Davi mostrou respeito por sua posição e conhecimento de seu caráter e ações, resultando num pronunciamento por parte do futuro rei de uma bênção tripla:  louvor a Deus, gratidão pelo conselho dela e graças pela própria Abigail (1 Sm 25: 32,33).
          Quando Davi soube que Nabal havia morrido, ficou extremamente aliviado por ter permitido que Deus cuidasse da vingança.  Ele também não perdeu tempo e pediu que Abigail continuasse a abençoar sua vida sendo sua esposa.   Foi para ela que Davi disse: "ouvi a tua petição e a ela atendi" (1 Sm 25:35), o que, em algumas versões, é traduzido por: "respeitei sua pessoa".
          Abigail havia conquistado o respeito de Davi, ilustrando para esposas de nossos dias o princípio essencial da moderação e de ter prioridades corretas, bem como determinação para tirar o máximo de proveito de uma situação difícil.
          Abigail nos ensinou a sermos sábias para encararmos os problemas como desafios  e resolvê-los da melhor forma possível, com humildade, sabedoria, prudência e buscando a paz.

Texto: Fonte : Bíblia da Mulher (Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil) 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hoje, é o dia do meu aniversário

Hoje, é o dia do meu aniversário

Queridos amigos,
neste dia que se inicia,
quero desejar a todos um dia alegre,
tranquilo, com muita paz e muito amor.
Sou adepta do amor
 e o pratico diariamente em casa,
na rua com os vizinhos e amigos,
na Igreja com a comunidade,
 e na  web, com vocês, meus amigos irmãos.

E, para comemorar com vocês,
deixo-lhes um soneto que trata do amor
e a linda foto, que retrata o sorriso de Deus.


Assim... Ambos assim no mesmo passo,
Iremos percorrendo a mesma estrada,
Tu - no meu braço trêmulo amparada,
Eu -  amparado no teu lindo braço.

Ligados neste arrimo, embora escasso,
Venceremos as urzes da jornada...
E tu - te sentirás menos cansada
E eu - menos sentirei o meu cansaço.

E assim, ligados pelos bens supremos,
Que para mim o teu carinho trouxe,
Plácidamente pela Vida iremos,

Calcando máguas, afastando espinhos,
Como se a escarpa desta Vida fôsse
O mais suave de todos os caminhos.

Soneto de: Mário Pederneiras
Foto: da internet, por e-mail, autor desconhecido

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Mulher amiga da vez, nesta semana, é a........Maria Souza

Nesta semana, a Mulher Amiga da vez é.........Maria Souza. Quis relacioná-la à primeira mulher da Bíblia - Eva, uma vez que, é notório, considero-a a Mãe desta linda família. Maria é uma amiga que estende as mãos para todos os amigos; reconhece o trabalho que cada um faz e incentiva a todos com seu amor expansivo.

                 Eva - A Mãe de todos os viventes

Adão recebeu a tarefa de supervisionar toda a criação, mas Deus declarou que não era bom que ficasse sozinho. De sua costela, Deus criou a mulher e a apresentou como esposa para Adão, atingindo assim o clímax da criação (Gn.2: 18-24). Eva não foi idéia tardia ou repentina, mas uma parte indispensável do plano de Deus. Tanto Adão como Eva foram criados “à imagem de Deus”, colocados no mundo para cuidar de todas as coisas que ele colocou sob seu domínio.

Deus utilizou adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem e a mulher. Apesar do fato de Adão ter dado o nome à mulher, de Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela. O nome de Eva é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na criação (Gn. 2:19,nota).

A pureza e a inocência foram quebradas quando a serpente entrou em cena. Eva escolheu acreditar na mentira de Satanás. Ela era livre para colocar sua vontade acima da de Deus e o fez. Quando ofereceu o fruto a seu marido, ele também desobedeceu. No Novo Testamento, Paulo explicou suas ações dizendo que Eva foi enganada, mas Adão comeu o fruto desobedecendo conscientemente (2 Cor. 11: 3; 1 Tm 2:14). O casal, cheio de culpa, escondeu-se de Deus, tecendo para si roupas de folhas de figueira, a fim de cobrir sua vergonha, sua nudez. Eles não apenas quebraram seu relacionamento com Deus, mas também o relacionamento entre si e com todas as gerações futuras, além da natureza sobre a qual deveriam dominar.

Deus amaldiçoou a serpente e a terra por culpa do homem e profetizou tristeza, trabalho pesado e morte para o primeiro casal. Para a mulher, dor na gestação e ao dar a luz e em seu relacionamento com o marido.

À Eva coube a tarefa de ser a ajudadora do marido: como parceira espiritual, ajudando-o a obedecer á Palavra de Deus e a realizar os ministérios espirituais; como congênere de mãos dadas com o Criador para dar continuidade às gerações; como confidente para oferecer consolo e amizade (Gn. 2: 23 e 24); e, como companheira para proporcionar incentivo e inspiração.

Mas Deus não se zangou tanto como pensamos com Eva. Diferentemente das palavras que Deus usou para o homem e para a serpente, com a mulher não usou a palavra “maldita” ao dar sua sentença de julgamento. , pois, a bênção da fertilidade ainda existia e a ela concedeu a felicidade de ter outro filho, chamado Sete, que veio a ser ancestral do MESSIAS.

Eva permanece como um arquétipo do sexo feminino. Mesmo tendo sido criada à imagem de Deus, exerceu sua vontade ao desobedecer ao Criador (Gn. 3:6), ousando desafiar sua autoridade. Desobediência não é, em si, um motivo, mas pressupões um motivo. Sua tentação não foi a de meramente desobedecer, mas, em última análise, a de agir à sua maneira ou obter o que desejava.

A voz de Eva é como um aviso vindo de tempos antigos a toda mulher para que siga o caminho da obediência aos ditames de Deus. Ressoa como uma nota de esperança quando uma mulher falha. Ela encontra a justiça de Deus, mas também experimenta sua graça. (veja Rom. 5: 18-19).

Dedico este texto à Mãezona de todos nós: a Maria Souza, Lilian
Texto/fonte: A Bíblia da Mulher – Sociedade Bíblica do Brasil

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Repassando Selo "Prêmio Dardos" para amigos

                           Selo  "Prêmio  Dardos"


          Ganhei este selo da minha querida amiga Lehouhelena e Cristina Cagliari .
          Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, de seu esforço, de sua ajuda e na  transmissão de conhecimentos, diariamente.

Regras:

1. Você terá que aceitar e colocar em seu blog, juntamente como o nome da pessoa que lhe deu o prêmio , e o link do seu blog;

2. Você terá que oferecer o prêmio para 15 blogs que são merecedores deste prêmio. E, não se esqueça de avisá-los sobre a indicação.

Indicando, com carinho, para amigos  ainda não contemplados com  o selo:

1.      Edvalter
2.     Erichsp
3.     Beth Muniz
4.     JFelipe
5.     Ana Claudia (Kacal)
6.     Mary 1981
7.     Rosileide (luandabela)
8.     Aluísio Lima
9.     Evandro (vassalo)
10.   Jayme (eusei)
11.    Pedro (Eninha Campos)
12.    José Tadeu
13.    Geraldo (pharispoa)
14.    Sergiomsoares
15.    MaryMiranda

Selo "Mundo Melhor"

Selo “Mundo Melhor”

O Selo Mundo Melhor foi uma lembrança e mimo concedido a mim por um querido amigo, que infelizmente saiu do Dihitt, o EBRAEL SHADDAY. Como não sabia inserir o selo, copiei para colocá-lo no blog quando aprendesse. Hoje, a Sereníssima ensinou-me, passo a passo e, em homenagem ao EBRAEL SHADDAY, o selo que recebi dele será o primeiro a ser inserido, como reconhecimento de uma amizade muito bonita e sincera. Para não atrapalhar a Sereníssima, que está me ensinando pelo MSN, vou colocar hoje,  apenas esse selo, para liberá-la do sacrifício de horas comigo nesta empreitada. Nem o MSN eu tinha. Depois, com mais calma, colocarei os demais selos que recebi. Sei que vão entender.

Este post será  um símbolo que representará  a amizade virtual, a solidariedade, a fraternidade entre os amigos da rede.  Vejo em muitos posts amigos dizendo que não existe uma amizade sincera entre os internautas e, eu, digo que há, que  essa interação que fazemos diariamente é prova de uma amizade linda e que a cada dia se fortalece e se torna essencial para que nossa vida seja mais terna e mais feliz.  Vemos constantemente nos comentários um amigo ajudando outro, como agora, a Sereníssima está a me ensinar, pacientemente. O que é isso, se não amizade, amor ao próximo?

Esse, aliás, é um ensinamento de Deus: "Ama ao próximo como a ti mesmo"


                       Recebi do Ebrael Shadday
Regras:
"1. Postar as principais coisas que você faz para cuidar do meio ambiente.
 a) Faço seleção de lixo em casa e nos vizinhos(óleo, pilhas e baterias, papel e papelão, plásticos) , ajunto e levo para a Igreja, onde as crianças da Escola Dominical participam da Campanha “Jardineiros de Deus” e o lixo é destinado a uma creche que mantemos: Creche Amiguinhos da Morada do Sol”, que vende e o dinheiro fica para a sua manutenção;
b) Participo de palestras e reuniões que tratem de  de problemas ambientais;
c) recolho pilhas e baterias de celulares e deixo numa farmácia que faz o serviço de recolhimento;
d) uso energia solar para economizar água. 
e) faço campanha para que não joguem lixo e papéis nas ruas  e no chão
2. Repassar para mais dez amigos, dando o link de quem lhe indicou.

Repasso para  dez amigos, abaixo relacionados, dizendo de antemão, que gostaria de repassar para todos, mas vou seguir as regras :

• Sereníssima, da A voz da poesia
• Joici Cristina, d’ As Peripécias do Mundo;
• Milton, do Miltononnevesjr;
• Fernandez, do orsty.blogspot;
• Beth Ribeiro, do paradoxo.feminino;
• Márcia Canêdo, do Jornalismo Antenado;
• Rodrigo, do curiosando;
• Maria, do Maturidadedivagando;
• Claudine, do Claudinetto;
• William, do metendobico;