Feeds RSS

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Perdão é Fruto do Amor

O exercício da misericórdia ensinado por Jesus


Quando uma pessoa vem nos pedir perdão, temos a obrigação de perdoá-la e exercer a misericórdia, não importa quão grave tenha sido o seu pecado ou quantas vezes ela já tenha errado conosco (Mateus. 18: 21-22; Lucas 17: 3-4; Efésios 4: 32; Colossenses 3: 12-13). Perdoar os outros é pré requisito para receber o perdão de Deus (Tiago 2: 13).

Deus realmente nos perdoa (Salmo 130: 3-4; Isaías 43: 25; Efésios 1: 7).

Quanto a nós, se não quisermos desobedecer a Deus e romper nossa comunhão com ele, temos de perdoar os outros também. É muito importante que a pessoa que sofreu danos e culpa a Deus por isso lembre-se de que o Senhor não nos envia o mal, muito embora Ele possa permitir que passemos por provações resultantes de nossos próprios pecados ou da natureza pecaminosa do mundo em que vivemos. (Romanos 8: 28, 38-39). Finalmente precisamos estar dispostos a perdoar a nós mesmos, pois somos seres limitados. Além disso, nossas falhas, muitas vezes, dão oportunidade para que a glória de Deus se manifeste e prepare o terreno para o nosso próprio crescimento (Filipenses 3: 12-14).

O principal ingrediente do perdão é o amor (Provérbios 10:12). Muitas vezes, é necessário perdoar por vontade, dando tempo ao tempo para que os sentimentos sejam trabalhados e as feridas sejam curadas. O perdão começa quando tiramos de nossa mente as ofensas passadas. (Filipenses 3: 13) e deixamos que Deus nos fale por meio da sua Palavra (Salmo 119: 157-160) entregando-lhe todas as nossas mágoas (1 Pedro 2: 21-23), orando pela pessoa que nos ofendeu (1 Samuel 12: 23; Mateus 5: 44) e nos colocando nas mãos de Deus para sermos um canal pelo qual a sua graça possa fluir. Deus prometeu que exerceria o juízo; portanto, não nos cabe procurar vingança (Romanos 12: 19).

O verdadeiro perdão exige meditação e planejamento. Perdão é o desejo de buscar novas soluções, encontrando um caminho que não seja nem o nosso, nem o dos que nos ofenderam, mas um que seja mutuamente aceitável. É necessário escolher bem as palavras para não parecer que estamos tentando acusar o outro, nem criar contendas. Devemos procurar obter o perdão de Deus apenas para os nossos erros (Salmo 51: 1), lembrando sempre que ter uma atitude de perdão não significa ficar arranjando desculpas (Gênesis 3: 12), nem se autojustificando (Gênesis 3: 10), nem acusando os outros (Gênesis 3: 13).

A busca do perdão nos libera para recebermos a misericórdia de Deus (Provérbios 28: 13). Quando exercemos misericórdia por meio do perdão, Deus derrama sua bênção sobre nós, e a pessoa perdoada nos retribui com gratidão. Perdoar faz bem a nós mesmos (Provérbios 11: 17) e aos outros (Provérbios 15: 23).

Fonte do texto: A Bíblia da Mulher – SBB – EMC
Fotos da Internet: Dudu Jr
Textos Bíblicos citados:

Mateus. 18: 21-22:- “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhes Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete.”

Lucas 17: 3-4:- “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.”

Efésios 4: 32:- “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

Colossenses 3: 12-14:- “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.”

Tiago 2: 13:- “ Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.”

Salmo 130: 3-4:- “Se observares, Senhor, iniquidades, quem Senhor, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.”

Isaías 43: 25:- “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.”

Efésios 1: 7:- “ no qual temos a redenção. Pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.”

Romanos 8: 28, 38-39:- “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Filipenses 3: 12-14:- “ Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Provérbios 10:12:- “ O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.”

Salmo 119: 157-160:- “ São muitos os meus perseguidores e os meus adversários; não me desvio, porém, dos teus testemunhos. Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra. Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua bondade. As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.”

Romanos 12:19:-“não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”

Salmo 51: 1:- “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.”

Gênesis 3: 12:- “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”

Gênesis 3: 10 e 13:- “Ele respondeu; Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.”

Provérbios 28: 13:- “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

Provérbios 11: 17:- “O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere.”

Provérbios 15: 23:- “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!”

Queridos Amigos,
Abraço-os carinhosa e fraternalmente e desejo que a Paz do Senhor e a Harmonia do Bem estejam com todos nós.
Lilian

Publicado no Blog da Vovó Lili em 14/05/2010, às 19:50 h.

55 comentários:

Ebrael disse...

Lilian,

"Perdoai-nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores..."

E de acordo com o axioma Hermético básico, "Assim é acima, como DEVE ser abaixo, para a realização do mesmo e único milagre, a Vida".

O rancor obstrui a Vida, o Perdão abre as portas da mesma, libertando-nos.

Fraterno abraço em Cristo,

Ebrael.

Rosana Madjarof disse...

Lilian,

Que texto magnífico minha amiga!

O perdão é o gesto mais nobre que existe, pois saber perdoar é saber amar.

Há uma frase que diz: Melhor que perdir perdão, é não magoar ninguém. Eu acho essa frase maravilhosa, mas, se for preciso, devemos pedir perdão, mas com o coração aberto, com humildade, com verdade.

Chico Xavier também falava, assim como escreveu no seu texto: Perdoar 70 vezes 7 vezes...

Adorei!

Bjs.

Ro.

Ester disse...

Querida Lilian,

Que maravilha de post! Vc toca em um ponto sensível nos relacionamentos,
Só quem ama consegue perdoar verdadeiramente..

O perdão começa em nós mesmos, muitas vezes
não nos perdoamos, então fica difícil perdoar os
outros..

Excelente reflexão!!

Paz,
Ester.

Roniel A. Julio disse...

Amiga Lilian, o perdão é o reflexo da nossa alma. Saber perdoar é uma grande virtude, pois o perdão redime nossas faltas. Jesus perdoou seus algozes, então, quem somos nós para não perdoarmos alguém? Parabéns pelo excelente texto, que nos faz refletir sobre nós mesmos e nossos atos. Abraços. Roniel.

Lilian disse...

Olá meu querido e amado amigo/filho Ebrael,

Fico muito feliz com sua presença e seu carinho.
Seu comentário, como sempre, acrescenta qualidade ao texto e dispensa qualquer palavra.
Julho está chegando e com ele, boas novas.....
Deus derrame copiosas bênçãos sobre você e sua musa inspiradora.
Amo-os. Beijos.
Carinhoso e fraterno abraço.
Lilian

Lilian disse...

Olá minha linda e querida amiga Rosana,

Estou com saudades.
Grata pelo seu carinho e sua presença.
Seu comentário sempre enriquece o texto e completa-o significativamente.
Um grande beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida Ester,

Grata pela sua presença e carinho em comentar.

Todoz os seres humanos são pecadores e o perdão de Deus é o recurso divino para remover o pecado, mas devemos buscar o perdão junto a Deus, reconhecendo nossos erros. E como você disse, às vezes não nos perdoamos e fica difícil perdoar os outros, mas é possível e precisamos nos esforçar e exercitar em perdoar, pois perdoando, restauramos a comunhão com Deus.
A paz de Deus esteja com você e familiares.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Roniel,

Agradeço, de coração, seu carinho e sua presença.
Linda a frase: "O perdão é o reflexo de nossa alma". Achei boa essa colocação, porque se perdoamos cessamos de fazer o mal e inclinamos nossa alma para Deus e se temos Deus em nossa alma, refletimos seu amor e assim perdoamos...
Deus o abençoe e lhe dê a paz.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Jackie Freitas disse...

Olá minha querida Lílian
Em primeiro lugar, parabéns por esse blog tão bonito e acolhedor! Vou levar o seu banner para o meu...rs. Sou uma pessoa que perdôo, justamente por entender que todos somos humanos e passíveis a erros. Sempre digo que quando perdoamos devemos fazê-lo com o coração e seguros de que deixaremos para trás todas as mágoas e seguiremos em frente sem jamais ter que apontar aquele erro novamente. Vejo muitas pessoas guardando em si mágoas, rancores, pensamentos de vingança... no final elas mesmas estão se prejudicando... Acho que perdoar é um dos mais belos atos de nobreza.
Grande beijo, minha querida! Parabéns pelo texto maravilhoso!
Jackie

disse...

Lili
Perdoar e pedir perdão são dois actos dificeis em muitas situaçoes.mas se pudermos nosso coração nas mãos,ai fica mais facil.
Muito lindo seu texto
Adorei!
bjs
joana

J.R. Fernandez disse...

Olá Lilian querida!
Parabéns pelo lindo texto que nos trouxe querida amiga.
Certamente perdoar não é um ato fácil dependendo da gravidade do ocorrido. Mas é preciso lembrar que todos estamos sujeitos a errar. E perdoar de coração faz bem a alma.
Beijo no coração, Fernandez.

O Garoto do Blog. disse...

É verdade lilian o perdão esta acima de nós e muitos por estar muito por baixo e com o coração despedaçado não dizer te perdou...mai sempre o perdão vem porque DEUS nunca deixa de perdoar....seus filhos.E você lilian é uma pessoa muito abençoada por DEUS ele mora com você e nunca a deixará cair nunca antes que você caia ele a segurará em seus braços e lhe dará seu amor eterno sempre porque você é merecedora disso você tem um bom coração e que DEUS te abençoe sempre a você e sua familia...

Beijin....

P.S. Filipenses 4:13
Nunca mais direi que “não tenho“,
pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades“.

Filipenses 4:19
Nunca mais direi que “tenho medo“,
“porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de [...]



Sinceramente: O Garoto do Blog.

Sonia Regly disse...

AlÔ Amigo(a)!!!

Deixei um selo de presente para você lá no Compartilhando as Letras:

http://compartilhandoasletras.com/2010/05/15/premio-sunshine-award-minhas-indicacoes/

Espero que gostes e continue a brincadeira.
Com carinho,
Sonia

Principe Encantado disse...

Muito lindo amiga, aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói os caminhos por onde irá passar pois, errar é humano; perdoar, divino.
Abraços forte

Anderson disse...

É Perdoando que se e também Perdoado.
Claro não apenas com a intenção de que devo perdoar e sim com o sentimento verdadeiro do perdão com a máxima chamado o verdadeiro amor.

Bom Final de Semana.

Omnia vincit!

Greyce Kelly Cruz disse...

devemos praticá-lo sempre...

.●.※゚・.•°∴ .•☆☥Nath☥☆.●.※゚・.•°∴ .• disse...

Devemos perdoar quando o coração diz que chegou a hora...não adianta perdoar pelo simples fato de perdoar...acontece naturalmente!!
Deus é um ser divino e pai de todos...ele nos perdoa...pois somos seres humanos erramos e falhamos muito!
Agora cabe a cada um de nós...uns perdoam e outros não...quando o erro te prejudicou de tal maneira é difícil de esquecer!
O perdão é uma palavra bonita...mas é mais bonito quando é de coração aberto sem hipocrisia!
Eu penso assim!
Beijão vovó Lili

Lilian disse...

Olá querida Jackie,

Grata por tão lindas palavras e carinho.
Fiquei muito feliz com sua presença.
Bem verdade querida, somos humanos e erramos, mas certamente devemos deixar para trás as mágoas e nós mesmas é que seremos beneficiadas com esse gesto, que também considero de grande nobreza.
Beijo em seu coração.
Deus a abençoe e ilumine seus camihos.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Joana,

Seu carinho é um bálsamo para meu coração.
Grata pela presença e comentário.
Tanto pedir perdão qunto perdoar fica mais fácil se tivermos Deus no coração.
Beijos e fique na paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Fernandez,

Grata pela presença e carinho em comentar.
Não é um ato fácil mesmo perdoar, e também difícil admitirmos o erro, mas o perdão é um ato de fé e humildade, então amigo, ou temos fé ou não.
Deus o acompanhe em toda sua jornada.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Garoto do Blog,

Fiquei feliz com sua presença.
Espero que seu coração esteja mais aliviado da dor da saudade, da dor da separação, da dor do amor não correspondido. Sua filhinha crescerá e tendo seu carinho, sua atenção e presença constante, sempre o amará, pois pai é um só e para a vida toda. É claro que a melhor coisa é a criança viver junto dos pais em todos os sentidos, tanto para o crescimento físico,emocional,psíquico e educacional, mas aí vai depender da mãe perceber isso, que isso é importante para a filha, que clama pela presença do pai. Somente a mãe poderá alterar essa situação para vocês viverem novamente uma união familiar feliz. Continue pedindo o auxílio divino. Deus ouve o clamor dos seus filhos.

Fique com a paz, o amor e a proteção de Deus, meu querido amigo e que sua alma se fortaleça cada vez mais na palavra de Jesus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Sonia,

Parabéns pelo lindo selo que recebeu e que tão gentilmente repassou para amigos queridos, eu, inclusa nesse rol.
Fiquei muito contente, pelo significado que esse selo representa e por você considerar que meu blog possa espalhar essa Luz do Sol e irradiar a vida dos blogueiros que por ele passar.
Beijo no seu coração.
Grata pela presença e carinho.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá meu querido amigo Príncipe, meu querido Rei,


Agradeço, de coração, sua presença e seu carinho.
Adoro seus comentários. Além de fé e humildade, perdoar é um ato de coragem, motivada pelo amor de Deus a nós, seus filhos, que nos leva a ter compaixão e preocupação com o próximo.
Deus esteja presente em cada minuto de sua vida, abençoando-o e protegendo-o de todo o mal.
Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian


Abraços forte

Lilian disse...

Olá querido amigo Anderson,

Grata pela presença no blog e pelo comentário.
"O perdão é a chave para a liberdade."
Só oferece perdão, quem tem amor no coração.
Deus o abençoe.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Gookz,

Sim querida, devemos praticar o perdão, sempre.
Grata pela presença e carinho em comentar.
Deus a proteja.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá minha querida amiga Nath,

Prazer tê-la novamente o blog.
Grata pelo carinho em comentaaar.
O perdão precisa ser dado com coração mesmo, não somente com palavras.
Sei que não é fácil, mas se seguirmos os ensinamentos do Mestre Jesus, veremos que não é difícil e nos faz bem melhor do que a quem perdoarmos.
Beijo no seu coração, minha pequena e fique com a paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Greyce Kelly Cruz disse...

embora eu quase nunca o pratique...

Valéria Mello disse...

Linda Vovó Lili,

Mais um belo e profundo post.

Adorei isto: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.”

Bjs

Valéria

Greyce Kelly Cruz disse...

tem selinho no meu blog pra você
abraços

Lilian disse...

Olá minha querida e amada amiga Valéria,

Sua presença me deixa muito feliz.
Grata pelo carinho de sempre.
Deus a abençoe e que você realize todos os planos que traçou. Torço pela sua felicidade e que você esteja com a paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Gookz,

Grata pela sua presença e carinho em dar-me tão lindo selo.
Já está embelezando o blog e seu nome também.
Beijos no seu coração.
A paz do Senhor!
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

LISON COSTA disse...

QUE POST FASCINANTE!
AMIGA LILIAN, ler o seu texto mágico nos conforta e, além disso, somos premiados com um manancial de conhecimentos devidamente fundamentos na Bíblia Sagrada, o que, nos torna mais leves e receptivos aos entraves com destaque ao valor sublime do perdão, força da humildade indispensável a todos os seres humanos.
Parabéns por mais uma linda mensagem!
Abraços fraternos,
LISON.

Eninha Campos disse...

Minha querida Lilli ,
Antes de mais espero que esteja bem e de volta :)

O perdão é um sentimentos nobre, que se traduz em compreender o outro. Aqui a generosidade é indispensável .

Perdoar está na lista das tarefas complicadas que enfrentamos ao longo das nossas vidas, que exigem dedicação, mas que trazem leveza de espírito, alívio e paz.
Muito obrigada pelo lindo post.
Um beijinho carinhoso
Eninha Campos

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Fico feliz com sua presença e seu comentário, que por si mesmo, tem o conteúdo de uma postagem, eis que nos leva a uma nova reflexão: “o perdão, força da humanidade indispensável a todos os seres humanos”.
Uma das mais dignas características da humanidade é o compromisso com a paz e só conseguiremos a paz, se conseguirmos oferecer o perdão. Por isso, somos constantemente desafiados a ser agentes e promotores da paz.
Grata pelo seu carinho.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Eninha,

Grata amiga, pela presença e carinho que me dedica.
Seu comentário, da mesma forma como o do amigo Lison, traz uma nova mensagem para reflexão, tão belo e complementar ao post.
O perdão é o caminho para a liberdade e isso, encontramos nas palavras de Jesus:
- Porque Deus perdoa, perdoamos aos outros;
- Deus nos chama a perdoar e o perdão é um ato de obediência;
- Quando perdoamos, permitimos que Deus opere em nossas vidas;
- Se estamos dispostos a perdoar, em obediência aos ensinamentos de Deus, perdoaremos à maneira Dele;
- E Ele nos provê de amor e nos capacita a oferecer o perdão.
Beijo no seu aconchegante coração,
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Joselito disse...

O perdão tem de ser do coração ... não da boca pra fora como tante gente acaba fazendo.

Lilian disse...

Olá querido amigo Joselito,

Grata pela presença e comentário.
O perdão tem mesmo de vir do coração. Tem que ser sentido e não apenas dito.
Agradeço seu carinho.
Deus o abençoe e o proteja.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

O Garoto do Blog. disse...

Muito obrigado lilian pela sua visita pois é eu sou romantico mais acho que existem poucas mulheres que gostam fazer o que né estou vivendo para DEUS no momento não quero saber de ninguem sabe só de minha filinha e de DEUS quero arrancar essa dor que tanto me maltrata....o resto antoooooooooooooooooooooooooooonio nunes..heheheh.

Bjs...

Sinceramente: O Garoto do Blog.

.●.※゚・.•°∴ .•☆☥Nath☥☆.●.※゚・.•°∴ .• disse...

Vovó Lili...obrigada por fazer parte da minha vida...suas palavras são muito importantes para mim...elas tem força e segurança!
Adoro quando você vai no meu blog me ajudar e aconselhar...você é um anjo...uma pessoa sensacional!
Saiba,que estou fazendo o possível e o impossível para arrancar aquela sombra que o amor deixou...não quero mais que nada atrapalhe a minha felicidade!
E agora quero sorrir e pular de alegria...vou deixar tudo de obscuro no passado...e não vou mais tocar!
Beijão querida

Lilian disse...

Olá Garoto do Blog, meu querido amigo sofredor,

Isso mesmo, arranca do seu peito tudo que o faz sofrer.
Deixa o seu coração livre para um novo amor.
Deus o abençoe e o proteja.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá minha querida Nath,

Fico muito feliz em saber que está tentando mudar e direcionar seu destino em busca da felicidade.

Agradeço, com o coração cheio de emoção, suas palavras tão carinhosas.

Deus ilumine seus novos caminhos.
Carinhoso e fraternal abraço,
Lilian

Carla Alves disse...

Olá Lilian! que lindo seu blog! ele é muito aconchegante e acolhedor.
adorei sua visitinha e obrigada por prestigiar meu blog,estarei sempre por aqui.
beijos!!!

Zeca disse...

Lilian,

belíssimo e edificante post! Deve ser inspirador para muitas pessoas em dúvida quanto às suas dores e mágoas.
A exemplo de Jesus, devemos amar incondicionalmente, principiando por nós mesmos. Nesse caso, a dádiva do perdão flui facilmente, pois tudo o que Ele nos ensinou passa pelo amor, pelo respeito e pelo perdão.

Um grande e fraterno abraço.

Nilda disse...

Eu sempre teve uma dúvida sob perdão. Explico vovó Lili, se assim me permiti chamá-la, é claro. Perdão para mim não significa, necessariamente esquecer. O fato é, mesmo eu perdoando, sempre que lembro do ocorrido, algo dentro de mim ainda doi. Minha dúvida é: será que não perdoei de verdade?
beijos!! E obrigada pelo carinho!!

BLOGZOOM disse...

Lili, belo texto.
É dificil perdoar, felizmente, não sou de guardar rancor.
Pesa muito.

Lilian disse...

Olá Zeca,

Grata pela presença e belo comentário.
Sem o amor, realmente tudo fica mais difícil.
A paz do Senhor!
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida Nilda,

Pode me chamar de Vovó Lili sim, é como todos me chamam no Dihitt e sinto-me como avó de todos.

A sua dúvida é pertinente, querida, pois todo mundo fala que "se não esquecer é porque não perdoou". Acontece que em tudo que acontece na vida, ficam as marcas. Por exempo, uma queimadura de ferro de passar no braço. No início dói, mas quando a ferida sara e a dor passa, esquece-se do acidente, mas ficou a marca da queimadura. Assim é com o perdão. Você realmente pode perdoar quem a ofendeu, e essa lembrança que a faz reviver a mágoa, não é que você não a perdoou, mas sim, o sinal da ferida que ficou marcado. Mas lembre-se que o perdão deve ser dado com o coração, pois Jesus diz até que devemos amar nossos inimigos.

Se tiver dúvida, pergunte-me, amiga.
Fique com a graça e o amor de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá minha querida Sis, minha fadinha e anjinho,

Grata pelo carinho.
A gente sabe que não é fácil mesmo perdoar, mas se tivermos fé e Deus, setiremos a necessidade de praticar o exercício da misericórdia.
Beijos amada e fique com a proteção Celestial.
Carinhoso e fraternal abraço,
Lilian

Shirley disse...

Lili, senti a paz me invadindo enquanto lia seu post, querida - parabéns! E ó: indiquei você para o Sunshine Award, ok? Bjão!

.●.※゚・.•°∴ .•☆☥Nath☥☆.●.※゚・.•°∴ .• disse...

Vovó Lili...gostei do novo modelo...ficou bem legal o seu blog!!!
Muito alto astral e cheio de encanto!!!
Beijo de luz

Lilian disse...

Olá querida Black Queen,

Grata pela sua presença e carinho em comentar.
É sempre bem vinda, querida.
Também gostei muito do seu blog.
Desejo-lhe a paz, a graça, o amor e a proteção de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Shirley,

Fiquei muito feliz com sua indicação, pois esse selo é um presente oferecido em reconhecimento à qualidade do blog.

Grata pela presença e carinho em comentar.
Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá minha querida Nath,

Grata pelo elogio ao blog, mas o mérito é todo da amiga Rosana, que fez o blog e o reformulou, e para quem fiz o soneto no post anterior, em agradecimento.

Beijos querida e que Deus ilumine os caminhos que trilhar.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Malu Chaves disse...

É simplesmente lindo o texto.
Vou guardar todos os ensinamentos.
Perdoar é arrumar um quadro torto na parede da sala que tanto te incomoda.
Bjoks dessa sua amiga amazonense

Lilian disse...

Olá querida amiga Malu,

Fiquei feliz que tenha gostado do texto. Tudo que vem de Deus é lindo e edificante.

Agradeço sua presença e carinhoso comentário.
A paz o Senhor!
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Postar um comentário