
Sara, a esposa perfeita
Sara aparece na Bíblia como modelo divino de perfeição para a mulher casada. Duas características notáveis marcam sua vida: beleza e esterilidade. Devido à sua beleza, até governadores pagãos a desejavam. E, devido sua esterilidade, teve problemas de humilhação na vida doméstica.
Sem dúvida, Sara tinha beleza, brilho e criatividade, mas a qualidade que a fixou em nossa memória e que a tornou especial foi sua devoção única e inequívoca a seu marido e a grande fé em Deus.
Sara era esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de esposa, de mulher casada.
Apesar de Sara ser estéril, demonstrou ter muita fé e não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi. Foi Sara que teve mais espaço na Bíblia do que qualquer outra mulher.
Sara, com seu exemplo, nos ensina três grandes virtudes:
Dedicação: Seu filho e seu marido podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
Fidelidade: Sara foi fiel a Deus. Não desistia das promessas de Deus.
Hospitalidade: Sara era alegre e recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.
Fonte do Texto: Bíblia da Mulher. SSB - EMC
Publicado por Lilian, em 28/05/2010, às 22:50 h