Feeds RSS

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O poder da oração em nossas vidas






Orar é maravilhoso,  e  podemos fazer da oração um habito prazeroso, momento em que podemos falar com Deus, expor as nossas necessidades e expor a nossa adoração para com Ele e também agradecer tudo o que ele nos concede, que não é pouco.
Nós precisamos compreender o poder e a importância da oração, de modo a usá-la como uma arma eficaz.
A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens bíblicas, o poder da oração, além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus.
Em II Crônicas vemos um exemplo de resposta de oração. Salomão havia, no capítulo 6, pedido ao Senhor que viesse ao templo que ele construíra, trazendo sua glória.
A resposta a essa oração está no capítulo 7. O verso um diz: “Tendo Salomão acabado de orar… a glória do Senhor encheu a casa”. O resultado disso foi que todos adoraram a Deus, como está relatado no verso três.
Assim como Salomão queria sentir a glória de Deus, Deus também quer que sintamos a sua glória.
Deus deseja que a nossa vida seja um lugar de adoração, um lugar onde Sua glória se manifeste. A glória do Senhor se manifesta onde há oração.
Nossa vida tem sido uma vida de oração?
Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces.
A oração também nos ajuda na busca da nossa santidade e com ela enfrentarmos o pecado, porque  satanás está sempre em nosso redor, nos tentando para a prática do mal, do que é errado e a nossa defesa como cristãos é estarmos alertas, sóbrios e vigilantes, permanecendo firmes e resistindo as tentações, porque  temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado e tudo o que pedirmos em nome de Jesus, Satanás nada poderá fazer, a não ser se afastar.
Então, pergunto:- qual o poder da oração?

Há o conceito primordial de que oração possui poder inerente a Deus. O poder da oração é simplesmente o poder de Deus, o qual escuta e responde às orações. Vamos considerar o seguinte:

1) O Senhor todo-poderoso pode fazer qualquer coisa; não há nada impossível para Ele (Lucas 1:37). Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as sua promessas.

2) O Senhor todo-poderoso convida o Seu povo a orar a Ele. A orar de uma forma bem persistente (Lucas 18:1- Orar sempre e nunca esmorecer); com ação de graças (Filipenses 4:6 - )Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.; em fé (Tiago 1:5 e 6 – Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhes-á concedida. Peça-a. porém, com fé, em nada duvidando, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada ao vento.), de acordo com a vontade de Deus (Mateus 6:10 – Venha o teu reino, seja feita  a tua vontade; assim na terra como no céu.), para a glória de Deus (João 14:13-14 – E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.)

3) O Senhor todo-poderoso escuta as orações de Seus filhos. Ele nos manda orar, e promete escutar nossas orações. “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos” (Salmos 18:6).

4) O Senhor todo-poderoso responde às orações. “Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras” (Salmos 17:6). “Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações” (Salmos 34:17).

Mas Deus é tão bondoso, misericordioso que, às vezes, responde nossas orações apesar da nossa falta de fé.

O poder da oração não vem de nós – não são palavras especiais que dizemos ou um jeitinho especial que oramos ou até mesmo quão freqüentemente repetimos nossas orações. O poder da oração não é baseado em que direção nos viramos ou qual a posição dos nossos corpos quando oramos. O poder da oração é baseado em Quem escuta nossa oração e a ela responde. A Oração nos coloca em contato com o Deus todo-poderoso, e devemos esperar pelos resultados, quer Deus queira nos dar ou negar o que pedimos. Qualquer que seja a resposta das nossas orações, o Deus a quem oramos é a fonte de todo o poder. Ele pode e vai nos responder de acordo com a Sua perfeita vontade e no momento que Ele julgar certo.

Devemos ser humildes e conscientes da importância da oração, e tendo como testemunho o exemplo de Jesus Cristo.

O que todos acham que podem conseguir praticando a oração?

1) alcançar grande avivamento ( Atos 2 : 1 a 13)
É o exemplo do texto da descida do Espírito Santo, quando, ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar e de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados e todos ficaram cheios do Espírito Santo..
 
2) Alcançar a devida direção de Deus ( Atos 10 : 4 e 5)
Quando Cornélio, possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o Anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro.

3) Livrar-se de perigos (atos 12:1 e 11)
Quando um Anjo do Senhor é enviado para livrar Pedro da prisão e ele então reconhece dizendo:- agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou das mãos de Herodes.

4) Poder de curar enfermidades (Atos 28:8)
Quando Paulo foi visitar o pai de Públio que se achava enfermo e ardia em febre, impondo-lhes as mãos, o curou.
Tiago 5:16 e 17 nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos.
E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

5) Poder de alterar qualquer circunstância (Josué 10:12 -14 e Tiago 5: 17 e 18)
Quando Elias, homem semelhante a nós, com os mesmos sentimentos, orou com insistência para que não chovesse sobre a terra e por 3 anos e 6 meses não choveu, até quando orou de novo e o céu deu chuva e a terra fez germinar seus frutos.

6) Poder de obter revelações.
Em Jeremias 33:3, há a promessa do Senhor:- Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

A própria palavra  diz:  pedi e obtereis ( Mateus 21:22). A oração quanto ela e feita por um justo, que pede as coisas dentro da palavra, não se deixando guiar pela carne, temos certeza de que a oração se tornará uma oração vitoriosa.

O que mais tem na oração, só pedir?
Pedir já vimos que é orar com a certeza da resposta pelo poder da fé.   Em I Reis 3:5,  Deus disse a Salomão:- Pede-me o que queres que eu te dê.

Então, Orar não é apenas pedir, é também:

1) Confessar ( O Salmo 51 é muito lindo, todo ele de confissão): Confessar nossos pecados, pois somos pecadores, ambiciosos e escravos da nossa carne, apesar de toda informação que temos através da palavra do Senhor. Devemos Ter consciência dos erros e procurarmos melhorar  pedindo perdão a Deus pelas nossas fraquezas.

2) Clamar (Ex 22:23):- Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor. Saber que devemos clamar a Deus para que ele nos dê forças para superarmos os nossos enganos, para que, apesar dos nossos erros a sua graça nos alcance. Em Isaías 38, o clamar mudou a vontade de Deus, pois Ezequias estava doente e o Senhor já lhe avisara através do profeta Isaías que era chegada a hora da sua morte. Mas o clamor levantado por Ezequias faz que o Senhor lhe conceda mais anos de vida.

3) Esperar ( Salmo 62:5 – Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança) Ter paciência e esperar. A fé esta subordinada ao tempo de Deus que sabe a hora certa e o momento certo. Não adianta querermos que nossos pedidos sejam atendidos no mesmo instante que são elaborados. A nossa fé  não está resumida a horas, minutos, mas muitos, logo se desesperam e muitas vezes se revoltam, e abandonam a oração.

4) Entregar (Salmo 62:8 – Confiai nele, ó povo, em todo tempo, derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.) Devemos derramar o nosso coração a ele, entregarmos o que temos de melhor, o nosso amor, a nossa vida. Reconhecer Deus como o nosso soberano.

5) Interceder (Jó 42:10) Pedir pelos nossos irmãos: Sabermos que devemos pedir pelos outros e que isso nos fará bem para o coração e para nosso querido irmão. Intercedendo um pelos outros alcançaremos muitas graças de Deus. Foi assim com Jô. Mudou o Senhor a sorte de Jô, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía.

6) Agradecer (Lucas 17:16) saber agradecer a Deus pelo que temos e pelas bençãos recebidas.

Sabemos que a oração é muito importante em nossas vidas, mas precisamos ter certeza de que sem fé não há motivo para orar, pois é preciso acreditar, investir naquilo que o Senhor nos oferece.

Quando o homem não possui fé nada acontece na sua vida, ele não aceita a Jesus, ele não se transforma, em tudo ele vê obstáculos.

Orar não tem sentido se, apesar de aceitarmos que existe um Deus, não conseguirmos manter diálogo com ele.

A palavra de Deus é bem clara quando em Hebreus no capitulo 11, o verso 1 nos relata o que é a fé. É a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.  Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não se viam.

Um exemplo de grande homem de oração na Bíblia foi Daniel. Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser jogado na cova dos leões. Em Daniel 9:3 encontramos uma fórmula de como orar corretamente.
Daniel fala que orou ao Senhor e jejuou, e o mais importante, pediu perdão e se arrependeu. A primeira coisa que ele faz ao buscar a Deus é confessar os pecados seus e do povo. Devemos fazer o mesmo ao estarmos diante do Pai.
Um anjo foi enviado pelo Senhor para tocar Daniel antes mesmo que ele terminasse de orar. Deus quer atender a sua oração. Em Mateus 7:7 ele diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á”.
Deus se agrada de quando a igreja ora junto. Nós somos o templo do Senhor e Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar.
A oração é uma arma poderosa.
Use essa arma poderosa que Deus colocou em suas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.
Vovó Lili
Pesquisa: Núcleo de Apoio Cristão

                 Mario M.de Almeida
Foto: Internet