Nem todas as mulheres da Bíblia são Profetisas, Juízas, Rainhas, mas, a maior parte delas, é de mulheres consideradas Heroínas e que servem de modelo para as mulheres.
Devemos procurar escolher mulheres modelos para seguirmos porque fomos criadas à imagem de Deus e espera-se de nós que reflitamos a imagem de Cristo no nosso modo de viver.
Há muita Heroínas na Bíblia e, como a base do comportamento humano é a imitação, sigamos exemplo de mulheres que foram uma boa fonte dos traços de caráter que as mulheres desejam adquirir para sua vida e podem constituir também exemplos a serem sobrepujados.
A história de hoje, é a de Jeosabeate, a esposa de um sacerdote, mulher de grande coragem, fidelidade e capacidade de realização.
Dedico o texto Bíblico à Mulher Amiga.... Sonia Regly, uma mulher dedicada e corajosa na labuta diária como professora, dispensando aos seus alunos dedicação ao educar e cuidados maternais para que cresçam saudáveis em conhecimentos e amor; uma mulher temente a Deus, madura, fiel aos seus ensinamentos e os tem aplicado em sua vida. Ela é uma Mestra do ensino e do bem.
Jeosabeate, a esposa de um sacerdote
Jeosabeate, (também conhecida com o nome de Jeoseba, em 2 Reis 11: 2) era irmã de Acazias. Era esposa de Joiada, um verdadeiro sacerdote de Deus (2 Cr. 22: 11), e como ele, mantinha-se fiel a Deus.
Convivendo com o sacerdócio do marido, Jeosabeate, tinha consciência da necessidade de livrar Joás da espada de sua avó assassina, Atalia, que queria exterminar a linhagem dos filhos de Davi. Acazias, filho de Atalia tornou-se rei e sua mãe exercia sua influência perversa sobre seu filho. Mas Acazias faleceu cedo e depois de sua morte, sua mãe assassinou seus próprios netos, herdeiros do trono. Exceção feita a Joás, graças à coragem de Jeosabeate, que escondeu a pequena criança e sua ama, seguros, num templo, ambiente em que o menino pôde ser preparado para o futuro serviço do rei.
Ao salvar Joás, Jeosabeate tornou-se instrumento de Deus em seu plano soberano de manter a promessa de que um filho de Davi seria sempre rei e parte da linhagem do Messias.
Assim, essa mulher corajosa e determinada a doar-se em cuidados para com o pequeno sobrinho, que arriscou sua própria vida para salvar uma criança marcada para morrer, é uma dessas mulheres Heroínas da Bíblia, a quem, nós, temos a honra de conhecer, através das Escrituras Sagradas e a quem, devemos observar para conduzirmo-nos no decorrer da vida, seguindo um exemplo abençoado, de mulher respeitável, fiel em tudo, sensata, bondosa e séria em seu proceder.
Texto- Fonte: A Bíblia da Mulher - Editora Mundo Cristão - Sociedade Bíblica do Brasil