Feeds RSS

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Mulher Amiga da vez é....Leila Franca, e o texto Bíblico narra a história de Abigail

          Nova semana, outra mulher da Bíblia terá sua história narrada neste espaço.

          Esta semana, escrevo sobre Abigail, uma mulher  bela, inteligente e que, diante de adversidades, soube superar todos os obstáculos. Não se apavorou e confiou em Deus. Quando a morte rondou sua família, pensou numa solução, com sabedoria,  sem  afastar seus pensamentos do problema, agiu de forma rápida, usou de estratégia ao analisar a situação e vislumbrar o resultado, usando de flexibilidade para mudar o rumo das coisas sem se lamentar.  E,  como  habitualmente faço, dedico este texto à Mulher Amiga ..... Leila Franca. Considero a querida amiga Leila, uma mulher bela, inteligente, dedicada, culta, sincera e de grande honradez . Perdeu seu companheiro e não se abateu, soube lidar e resolver  os problemas que lhe apareceram,  e fez diferença na vida dos filhos.    Os  conflitos  do dia a dia  ajudaram-na a  crescer, expandir e vencer na vida.  

                    Abigail : Uma beldade inteligente

          Abigail era a bela e inteligente esposa de Nabal (1 Sm 25: 3,), um homem gosseiro, tratante e dominador (1 Sm 25: 3,17).  Apesar de muitas mulheres serem infelizes no casamento por sua própria escolha, Abigail, provavelmente tenha entrado nessa união com um homem tão difícil sem poder opinar, visto que a maioria dos casamentos de sua época era arranjado pelos pais.   Essa mulher de fé agiu humilde e sabiamente ao dar comida para Davi e seus homens, a fim de salvar a vida daqueles que pertenciam à sua casa.
          Depois de Nabal ter insultado rudemente o futuro rei de Israel e seus homens, Davi reagiu com rapidez, determinando uma vingança impensada.  Avisada por um servo, Abigail foi perspicaz e precisa ao evitar que todos de sua casa fossem mortos.
          Abigail interceptou Davi  com humildade e calorosa hospitalidade.  Sua voz o chamou à razão, e seus modos o deixaram desconcertado. Ela usou de toda a sua  criatividade para minimizar os danos causados pelo seu marido tolo.  Ao ir contra os desejos de Nabal, ela agiu para salvar a vida dele.
          De que forma ela dissuadiu Davi e seus homens?   Ela poderia ter-se portado como esposa ressentida, procurando maneiras de colocar a culpa em seu marido, mas seu discurso foi astutamente persuasivo e honesto.  Mostrou deferência para com seu marido ao afirmar que tinha sido por causa de um lapso de sua parte que os homens de Davi tinham conversado com Nabal, não com ela, talvez sugerindo que ela não havia estado disponível para oferecer hospitalidade (1 Sm 25:25).
          Suas palavras não foram de traição, mas, sim, de uma confissão cheia de tato, que desarmou a raiva de Davi.   De forma alguma ela procurou enganar o marido, mas escolheu sabiamente narrar  a ele tudo o que havia feito (1 Sm 25: 36-37).   Sua conversa com Davi mostrou respeito por sua posição e conhecimento de seu caráter e ações, resultando num pronunciamento por parte do futuro rei de uma bênção tripla:  louvor a Deus, gratidão pelo conselho dela e graças pela própria Abigail (1 Sm 25: 32,33).
          Quando Davi soube que Nabal havia morrido, ficou extremamente aliviado por ter permitido que Deus cuidasse da vingança.  Ele também não perdeu tempo e pediu que Abigail continuasse a abençoar sua vida sendo sua esposa.   Foi para ela que Davi disse: "ouvi a tua petição e a ela atendi" (1 Sm 25:35), o que, em algumas versões, é traduzido por: "respeitei sua pessoa".
          Abigail havia conquistado o respeito de Davi, ilustrando para esposas de nossos dias o princípio essencial da moderação e de ter prioridades corretas, bem como determinação para tirar o máximo de proveito de uma situação difícil.
          Abigail nos ensinou a sermos sábias para encararmos os problemas como desafios  e resolvê-los da melhor forma possível, com humildade, sabedoria, prudência e buscando a paz.

Texto: Fonte : Bíblia da Mulher (Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil) 

32 comentários:

Principe Encantado disse...

Amiga vovó lili, sua homenagem foi digna de um ser puramente iluminado, com grande amor no coração, sua bondade ficou nua diante desta homenagem, Leila é fenomenal, pessoa que tenho na mais alta estima.
Grande vovó, você cada dia mais me dá um pouco mais de seu precioso coração.
Abraços forte

concentrado disse...

Uma linda homenagem há uma das mulheres mais inteligentes que nós temos aqui no diHITT.

Lilian disse...

Olá querido amigo Alexandre,

Grata pelo carinho, pela sua presença constante e comentário.
Realmente, a Leila é uma das Mulheres Amigas mais inteligentes, e percebemos isso nas postagens que faz.
A paz de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá queridoa amigo Príncipe, Rei,

Você é um amigo muito fiel, a quem admiro muito.
Seu coração é que é grande demais e nos abraça com muito carinho e amor, diariamente.
A amiga Leila é muito querida. Tão logo chegou no Dihitt, arrasou com suas belas postagens e cativou a todos.
Grata pelo seu carinho.
Beijos aos dois.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Anônimo disse...

Olá Lilian!

Belíssima esta homenagem à Leila, que a todos conquistou com um trabalho de qualidade e uma simpatia sem limites.

Beijinhos
Luísa

Lilian disse...

Olá querida amiga Luísa,

Grata pelo carinho em comentar.
Sua presença é sempre bem vinda. Você mora em meu coração, sabe disso, não é?
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Unknown disse...

Lilian
A leila me ensinou tanta coisa da vida
parabéns péla escola
beijos

Leila Franca disse...

Líliaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaan!!!!

Quando li a indicação da Luisa ao teu artigo com o meu nome lá, falei aqui: "Não acredito!!!!" kkkk, mas agora que estou lendo os comentários de vocês fico mais surpresa ainda!!!! Noooooooooooossa!!!!

Obrigada!!!!! Essa história e este personagem tem muito a ver comigo, pois que passei a vida a me casar e separar (com todas as dificuldades e implicações que isso possa ter!) até que por fim pensei que seria mais feliz sozinha.

Muito obrigada por sua homenagem... Demorei pra ver mas enfim estou aqui. Não vou esquecer e vou procurar ler mais sobre o personagem que vc com sua intuição e sabedoria conectou à minha imagem.

bjs

Barbara disse...

Eu pensei que eu era a única, ou uma das únicas que admiravam tanto a Leila. Em outra ocasião eu iria me perguntar porque escolheram a Leila e não eu, mas digo com toda sinceridade do mundo, ESSA FOI A MELHOR ESCOLHA. A Leila realmente é uma pessoa incomparável!
Bela homenagem, belo post!
Bjs.

Lilian disse...

Olá querida amiga Rose,

Grata pelo seu carinho e sua amizade.
No Dihitt, temos uma grande escola e a Leila, com certeza, é uma das grandes mestras.
Temos muito a agradecer à Leila.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Leila,

Tem um tempinho já, que você comentou que também havia perdido o companheiro e pai dos seus filhos e batalhou só.

Quando li sobre Abigail, na hora pensei em você. É bem a Leila, forte, linda, inteligente, batalhadora e vencedora.

Que bom que gostou. Fico feliz. Você merece muito carinho de todos nós do Dihitt, pois nos dá doses diárias de conforto, amizade, alegria e amor.

Beijos, minha amada e fique com a paz do Senhor.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

BLOGZOOM disse...

Lili,

Se eu lhe contar assim: estava pensando em voce, entrei no seu perfil e pensei que qq hora ia ver algo sobre a Leila! Cuidado... to lendo seus pensamentos!

Eu não conhecia esta passagem bíblica. É muito interessante que os exemplos de um passado tão distante possam servir para o presente. Cada mensagem combina com características pessoais de muitas pessoas neste mundo moderno.

Bjs

Lilian disse...

Olá querida amiga Barbie,

Grata pela sua presença e seu carinho em comentar.

Pois é, amiga, a Leila é admirada por muita gente, mas todos tem o seu valor, você também. A Leila foi a Mulher Amiga da vez.

Fique com a graça, a paz, o amor e a proteção de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Francisco Castro disse...

Olá, amiga Lilian!

A prudência, o amor, a paz, a humildade, o respeito aos outros e o amor a Deus são condições fundamentais para vivermos uma vida muito melhor.

Abraços

Francisco Castro

Madresgate disse...

Ola Lilian

Mais uma vez passo por aqui para lhe prestigiar.
A cada dia que passa voce nos surpreende com as "passagens" e ao mesmo tempo com "A mulher amiga da vez é".
Seu lindo gesto e homenagem a algumas de suas amizades cultivadas ao longo do tempo e principalmente aqui nesta família dihittiana, demonstra o quanto voce se importa de verdade com suas amizades.
Seus gestos são raros, suas palavras dominam, seu carinho aquece, e nossas amizades assim se fortalecem.
Jamais esquecerei esta linda e jovem mulher que voce é, dedicando todos os dias o seu tempo para "regar" suas amizades para que elas sempre cresçam e se fortaleçam.
Adorei o texto e a indicação com plena homenagem.
Afinal Leila merece este carinho.
Que Deus sempre esteja a seu lado, dando-lhe muita lua e paz para este tão jovem coração.
Um forte abraço
Mad

João Poeta disse...

Uma bela lição de lealdade, e amor ao próximo, próprias das grandes mulheres.
A nossa amiga Leila, merece a glória de ser comparada a Abgail.
Parabéns a vocês!
Abraços
João

Mari Costa disse...

Vovo Lili
Parabens pela escolha, foi sensacional, homenagear a Leila, com concordo com tudo que voce disse, ela é tudo aquilo mais um pouco.
Leila voce merece, parabens .Fiquem com Deus.
Bjs

Júlio [Ebrael] disse...

Bahhh...cheguei 5 minutos atrasado, e o baile já tá cheio kkkkkkkk
Lilian, a Leila (a "nascida na Noite") me lembra isso, uma grande festa, uma pessoa que sempre nos conta coisas alegres e divertidas. Lembro-me bem dos causos de sua própria vida que ela nos conta.
Hey, Leila, parabéns!! Não é qualquer um que pode morar no coração de Diamante de Lilian!!
Abçs frtaernais, Lilian!!

Serenissima disse...

Que linda homenagem, Lilian!
Parabéns pela escolha da Abgail para representar a Leila FranCa (sem cedilha ... rs)
Sou fã dela ;))

Abraço carinhoso

Lilian disse...

Olá querida Sis,

Mesmo sendo um passado tão distante, como você disse, o exemplo de vida é atual, porque, meu anjinho, a Bíblia é um livro que nos ensina para o resto da vida, gerações e gerações. Sempre será atual.
Que bom que você veio dar um abraço na nossa querida Leila.
Beijo no seu coração,
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Francisco,

Parabéns amigo, em uma frase você reuniu as palavras chaves para uma convivência feliz e harmoniosa.
Grata pela presença e carinho.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Mad,

Grata por ter vindo, como sempre faz e comentar palavras de encorajamento que sempre me emocionam.
A amizade é como uma flor que precisa ser regada e acarinhada para florescer sempre forte e não fenecer. Por isso, gosto de estar sempre com vocês, amigos. Sofro muito por não ter tempo suficiente para visitar todos e comentar. Essa, a minha maior tristeza.
Obrigada pelo elogio de ""jovem"" mulher. Já passei dos 60, mas, certamente, meu coração será eternamente jovem para amar os amigos e abraçá-los carinhosamente dia após dia.
Fique com a paz e o amor de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo João, Grande Poeta.

Grata pela amizade e carinho em comentar.
Você é um amigão, sempre presente nas minhas postagens.
Fique com a paz e a proteção de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Maria Costa,

Muito obrigada pela presença constante no blog e carinho em comentar
Você é uma amiga sempre muito gentil.
Deus a abençõe e a proteja.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Ebrael,

Não seja bobinho, você também mora no meu coração, mas não sabia que era tão valioso....Diamante é?? Heim, mas que pedra preciosa você escolheu. Muito obrigada.

Pois é, o seu valor é tão grande quanto o seu coração, e não poderia escolher outra pedra que não o Diamante. Mas está atrasadonão. O importante é que você veio, leu a notícia, apreciou-a e a homenageada, reconhecida.

Grata pelo carinho , presença e comentário.
Fique com a paz e o amor de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Sereníssima,

Grata pela presença e carinho.
Seu comentário me diz que você também leu um dos posts da Leila Franca, cujo nome se escreve sem cedilha.
Tem um montão de gente que é fã da Leila, eu, inclusive.
Beijos minha amada,
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Joselito disse...

Grande Lilian, pelas suas descrições e comparações com as mulheres da Bíblia, fico aqui imaginando, o porque da insistência que as religiões insistem em querer colocar a mulher abaixo do homem ... Deus disse que assim seria?

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga LILIAN, essa é mais uma mega homenagem trabalhada com muito estudo especialmente fundamentada no livro do livros, a nossa Bíblia Sagrada. Devo lhe dizer que estou me acostumando a suas analogias riquíssimas, sempre registrando tão importantes feitos das mulheres ao longo da história e também da história atual como é o caso da nossa amiga, Leila Franca.
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.

claudine ribeiro disse...

Olá querida amiga Lilian, você escreve com uma sensibilidade que toca o coração de qualquer pessoa. Sua homenagem a amiga Leila é linda, ela merece esta homenagem bem especial. Abgail foi uma grande mulher com uma sabedoria nata, a Leila também tem esta sabedoria e é uma pessoa maravilhosa, aliás vocês duas o são. Duas mulheres incríveis que eu admiro muito.

Bjão.

Lilian disse...

Olá querido amigo Joselito,

Você e seus questionamentos, não? As religiões não fazem isso. Acho que é o modo de cada um interpretar o que está escrito na Bíblia.
Vejamos o que está na Bíblia.
Texto da Bíblia da Mulher: Deus identifica-se como "ajudador" de Israel (heb.´ezer)(Êx.18: 4; Dt. 33: 7). A palavra não implica inferioridade. Descreve uma função mais do que digna. Ninguém perde valor ao assumir com humildade o papel de auxiliador. Como "auxiliadora" do homem (Gên.2: 20), a mulher torna-se espiritualmente sua parceira na pesada tarefa de obediência a Deus e domínio sobre a Terra. Ela também recebeu papel importante na multiplicação das gerações (Gên.1: 28). A frase "auxiliadora que lhe fosse idônea" (heb. kenegdo, lit. "correspondente ao que estava à sua frente) ocorre no versículo 20, enfatizando a correspondência entre homem e mulher. Designada para ser a perfeita contraparte do homem, a mulher não era nem superior, nem inferior, mas equivalente e igual ao homem em sua pessoalidade, enquanto diferente e única em sua função(heb. tsela, lit. "lado"). Homem e mulher foram criados à imagem de Deus. A diferença está em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e sangue e, como "imagem de Deus", assim como o homem, é igual a ele de todas as maneiras(Gên.1: 27). Pelo ato de criação em si, ela está inseparavelmente ligada ao homem. A unidade da raça está assegurada (Gên. 1: 27,28); o valor e a dignidade da mulher estão afirmados (Gên. 2: 22, 23,24).
A mulher não é uma idéia tardia. O homem foi planejado e criado física, emocional, social e espiritualmente já com a criação da mulher também planejada e assegurada. De fato Deus disse que não era bom que o homem estivesse "só"; ele precisa da mulher (v.18). Deus utilizou Adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (heb. ish) e a mulher (heb. ishshah). A expressão "osso dos meus ossos e carne da minha carne" ocorre em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de relacionamento sanguíneo.
A sentença recebida pelo homem e pela mulher na hora da queda não só afetaram o relacionamento entre eles, mas também sua relação com Deus e a natureza. Como resultado da queda, sofrimento foi acrescentado ao nascimento de uma criança, tirania à liderança, rebelião à submissão e problemas ao trabalho, bem como a separação nos relacionamentos destinados à união. Parte da setença: "o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará", é descrito nas dolorosas consequências do pecado no relacionamento entre marido e mulher. Tanto um como outro escolheram ignorar os planos do Criador e fazer as coisas à sua maneira. Os papéis de complementariedade do homemk e da mulher, que originalmente funcionaram para produzir harmonia e unidade, seria dali em diante fonte de atritos. O plano de Deus não mudou. No entanto, a mulher teria a tendência pecaminosa a desrespeitar o papel de liderança do homem, e ele, em sua pecaminosidade, teria a tendência de abusar de sua autoridade e até de subjugaar a mulher.
As mulheres e os homens cristãos aprendem princípios claros para conter efeitos do pecado e para relembrar sua igualdade de valor como pessoas (1 Pe. 3: 7), na complementariedade e no relacionamento harmonioso para o qual foram criados (Ef. 5: 21-33; Cl. 3: 18-19).

Amigo, espero que leia e forme o seu pensamento a respeito e depois me diga algo.
A paz do Senhor esteja com você.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Muito obrigada pela presença e carinho em comentar.
Que Deus esteja sempre presente em sua vida, protegendo-o e abençoando-o.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Claudine,

Grata por vir e comentar.
A Leila é mesmo tudo que disse e por isso é que recebe tanto carinho dos amigos dihittianos.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Postar um comentário