Feeds RSS

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Mulher amiga da vez, nesta semana, é a........Maria Souza

Nesta semana, a Mulher Amiga da vez é.........Maria Souza. Quis relacioná-la à primeira mulher da Bíblia - Eva, uma vez que, é notório, considero-a a Mãe desta linda família. Maria é uma amiga que estende as mãos para todos os amigos; reconhece o trabalho que cada um faz e incentiva a todos com seu amor expansivo.

                 Eva - A Mãe de todos os viventes

Adão recebeu a tarefa de supervisionar toda a criação, mas Deus declarou que não era bom que ficasse sozinho. De sua costela, Deus criou a mulher e a apresentou como esposa para Adão, atingindo assim o clímax da criação (Gn.2: 18-24). Eva não foi idéia tardia ou repentina, mas uma parte indispensável do plano de Deus. Tanto Adão como Eva foram criados “à imagem de Deus”, colocados no mundo para cuidar de todas as coisas que ele colocou sob seu domínio.

Deus utilizou adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem e a mulher. Apesar do fato de Adão ter dado o nome à mulher, de Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela. O nome de Eva é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na criação (Gn. 2:19,nota).

A pureza e a inocência foram quebradas quando a serpente entrou em cena. Eva escolheu acreditar na mentira de Satanás. Ela era livre para colocar sua vontade acima da de Deus e o fez. Quando ofereceu o fruto a seu marido, ele também desobedeceu. No Novo Testamento, Paulo explicou suas ações dizendo que Eva foi enganada, mas Adão comeu o fruto desobedecendo conscientemente (2 Cor. 11: 3; 1 Tm 2:14). O casal, cheio de culpa, escondeu-se de Deus, tecendo para si roupas de folhas de figueira, a fim de cobrir sua vergonha, sua nudez. Eles não apenas quebraram seu relacionamento com Deus, mas também o relacionamento entre si e com todas as gerações futuras, além da natureza sobre a qual deveriam dominar.

Deus amaldiçoou a serpente e a terra por culpa do homem e profetizou tristeza, trabalho pesado e morte para o primeiro casal. Para a mulher, dor na gestação e ao dar a luz e em seu relacionamento com o marido.

À Eva coube a tarefa de ser a ajudadora do marido: como parceira espiritual, ajudando-o a obedecer á Palavra de Deus e a realizar os ministérios espirituais; como congênere de mãos dadas com o Criador para dar continuidade às gerações; como confidente para oferecer consolo e amizade (Gn. 2: 23 e 24); e, como companheira para proporcionar incentivo e inspiração.

Mas Deus não se zangou tanto como pensamos com Eva. Diferentemente das palavras que Deus usou para o homem e para a serpente, com a mulher não usou a palavra “maldita” ao dar sua sentença de julgamento. , pois, a bênção da fertilidade ainda existia e a ela concedeu a felicidade de ter outro filho, chamado Sete, que veio a ser ancestral do MESSIAS.

Eva permanece como um arquétipo do sexo feminino. Mesmo tendo sido criada à imagem de Deus, exerceu sua vontade ao desobedecer ao Criador (Gn. 3:6), ousando desafiar sua autoridade. Desobediência não é, em si, um motivo, mas pressupões um motivo. Sua tentação não foi a de meramente desobedecer, mas, em última análise, a de agir à sua maneira ou obter o que desejava.

A voz de Eva é como um aviso vindo de tempos antigos a toda mulher para que siga o caminho da obediência aos ditames de Deus. Ressoa como uma nota de esperança quando uma mulher falha. Ela encontra a justiça de Deus, mas também experimenta sua graça. (veja Rom. 5: 18-19).

Dedico este texto à Mãezona de todos nós: a Maria Souza, Lilian
Texto/fonte: A Bíblia da Mulher – Sociedade Bíblica do Brasil

16 comentários:

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga LILIAN, o seu texto além de ser devidamente fundamentado na Bíblia Sagrada, é cheio de encantos.
A analogia da essência da mensagem em homenagem a nossa querida amiga, Maria Souza, ficou riquíssima, isso graças aos seus conhecimentos.
Maria Souza, é uma cidadã integra, honrada e sempre pautou suas ações na justiça. Ela de repente pode ter cometido pequenos deslizes, mas, suas virtudes se sobrepõem a tudo. É realmente uma super mãe e amiga.
Parabéns por mais um lindo texto!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços fraternos,

LISON.

Maria Souza disse...

Lilian!!

Estou sem ação! Te juro!
Quando falastes num comentário sobre Eva e dedicado a mim, fui procurar tuas postagens e vi três, mas NÃO ESSA!
Sabes como descobrí? pela indicação da Denize (rsrs) tinha ali um nomezinho conhecido demais de mim: Maria Souza (rsrs) pasme

ah, quanta alegria...quanta alegria...

Sou abençoada por Deus mesmo em ver tantos afetos dentre nós... de mãos dadas como esse Selo Mundo Melhor, ondo TODOS SE DÃO AS MÃOS.

Que alegria e me comparares a Eva, então!
Barbaridade... tem Adão aí que vai chiar minha linda!!

Amei demais...demais da conta, como dizem.

Nossa! estou na madrugada aqui e levo depois para meu Blog mais essa preciosidade para meu álbum de amigos queridos.

Obrigada, obrigada.

beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

Lilian,

A história é fantástica, como sempre.

Quanto à homenagem, a analogia é perfeita! A Maria transmite-nos exactamente a ideia de Eva: forte, meiga e também desafiadora e curiosa.

Parabéns minha amiga!

Beijinhos
Luísa

Leila Franca disse...

Olá Lílian,

Uma linda homenagem, com certeza.

bjs

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Olá Lilian!
Maria realmente, foi uma das pessoas que me recepcionou aqui - é uma relações públicas, nata!
Marca sua presença com sua simpatia e oferece a todos sua amizade.
Parabéns, às duas, pela homenagem!
Abraço, Vera.

Joselito disse...

Maria de Souza = Eva .... Muito bom Lilian .... então tá, Eva era gaúcha .... o mundo começou no Rio Grande do Sul .... Tá bom, brincadeirinhas, mas não resisti ...

Links da Semana disse...

Olá Querida Amiga Lilian,

Muito Obrigado pelo seu interesse em participar do Blog Links da Semana, para colocar nosso Banner em seu Blog é só colocar o código ao qual este post se refere na lateral de seu Blog, assim como você colocou o da Coisinhas da Escriba, Arte e Manhas e etc...

Obs. Já coloquei seu Blog em nossos parceiros!

Grande Abraço;
Lauro Daniel

Links da Semana- http://linksdasemana.blogspot.com - Os Melhores Links para a sua Semana!

BLOGZOOM disse...

Lili, desde que conheci Maria foi assim: amor a primeira vista! Não tem nenhuma palavra que eu use que acrescente tudo que eu tenho em carinho por ela. Só falta um abraço.

Aliás, Maria chegou, depois Rosana, Leila e Voce, e deram um conforto espiritual muito grande aqui dentro do Dihitt.

Beijos

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Grata pelo seu carinho, sua presença e comentário.

Registro agora, que é sabidamente conhecida a integridade, a honradez e todas as virtudes da nossa querida amiga Maria.
A relação dela com a Mulher da Bíblia se deve pela MENSAGEM PRINCIPAL DO TEXTO, QUE É A DE SER A MÃE DE TODOS OS DIHITTIANOS, A MÃEZONA QUERIDA DE TODOS NÓS, DA MESMA FORMA COMO EVA É TIDA NA BÍBLIA COMO A MÃE DE TODOS OS SERES HUMANOS VIVENTES. Essa é a relação.

Não quero que pensem que digo ser a Maria uma mulher desobediente como Eva foi, e a quem, mesmo assim, Deus não julgou mal, mas, desculpou-a e lhe deu a honraria de ser a matriarca da família do Messias.

Ocorre que, ao contar a história de uma mulher da Bíblia, tenho que falar tanto do exemplo que deixou para a humanidade como da sua vida na história da Bíblia, pois é da Bíblia que são tirados os acontecimentos. E, nem sempre são pessoas só de honrarias e vitórias, rainhas e princesas. Estou lendo todas as histórias das mulheres da Bíblia para escrever e não encontro mulheres sem algum "porém", sem máculas. Daí, o que fazer? Deixo de falar das mulheres como me propus? Pensei inicialmente, já que estou orando por várias mulheres amigas do Dihitt, escrevo sobre uma das mulheres da Bíblia e dedico o post a uma das minhas amigas. Inicialmente, seria assim, o post dedicado a uma amiga, mas aconteceu de a história da vida da mulher da Bíblia combinar com a história de vida da amiga e os cometários foram surgindo.

Não pretendo com isso, julgar caráter de ninguém. Nem as conheço pessoalmente para ousar falar sobre caráter, sobre deslizes cometidos ou não. Todas são virtuosas, super amigas, super mães, filhas dedicadas, esposas amorosas e cuidadoras. Amo a todas. Estou com dificuldade de pensar e digitar, pois dois netos chorando ao meu lado querem minha atenção, mamadeira, trocar fralda, mas como li o comentário do amigo, pensei que me fiz entender mal e estou escrevendo isto para explicar melhor. Darei atenção a eles, pois estão reclamando e depois que eles dormirem, voltarei.

Beijos, querido amigo. Não sei se vai entender a razão deste meu comentário ou eu que não entendi o seu. Achei que foi em defesa da Maria porque eu a relacionei com Eva. SE não foi isso, perdoe-me.
Preciso atender aos netos, que estão chorando, brigando e meu marido não sabe lidar com eles, pois eles só querem a avó.
Fique com a paz de Deus,
Carinhso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá minha querida amiga e madrinha do Dihitt,

Que bom que tu gostaste do post.
Depois do comentário do amigo, fiquei preocupada, pois não pretendi, de forma alguma julgá-la. Nem Deus faz isso. Deus é amor e por amor, perdoa a todos nós pelos nossos erros e desacertos.
E tu, querida e linda amiga, és a mãe de todos mesmo, e por essa razão dediquei o post da Eva, que é considerada, na Bíblia, a mãe de todos os viventes, a ti, Maria, querida amiga Maria Souza, nossa mãezona do Dihitt.
Beijos e muito amor prá ti.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Luísa.

Fico sempre muito feliz com sua presença.
Desde que entrei no Dihitt, por causa da Maria, vejo-a como mãezona de todos, e sinto esse mesmo pensar de muitos amigos.
Grata pelo carinho em comentar.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Leila,

Grata por ter vindo.
Sua presença é sempre muito apreciada. Gosto muito de você e de seus posts.
Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Vera,

Grata pelo carinho em comentar.
Realmente, a Maria é uma excelente relações públicas da rede. Acolhe a todos com muito carinho e calor humano.
Gostei de sua visita. Volte sempre.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Joselito,

Sabe, você sempre emite um comentário interessante e surpreendente, sabia?
Gostei e grata pela presença e carinho.
Fraterno e carinhoso abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo Lauro,

Grata pela sua visita ao blog e pelas informações para inserir banners, mas não fui eu quem os inseriu no blog, e sim, a querida Rosana. Ela me deu o maravilhoso blog prontinho, até com os banners. Vou pedir ajuda a ela.
Grata pelo carinho.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida Sissym,

Digo a mesma coisa: amor à primeira vista.
Digo mais, sei que ainda darei um abraço pessoalmente em Maria, e também em você, Valéria(s), Rosana, Regina, Leila, Sereníssima e outras que estamos fortalecendo o amor de irmãs.
Ah, uma novidade, ontem, passei a tarde na casa de minha cunhada Maria José e fiz o cadastro dela no Dihitt. Queria ser a primeira amiga dela, mas não é que, assim que surgiu a mensagem do cadastro efetuado, a deboramartins apareceu como a primeira amiga? É claro que não iria recusar só para ser eu, a primeira, né. Logo, logo, vocês a verão circulando nos comentários dos posts como Profmaze(Professora Maria José) Muitas formas tentamos, mas era recusado por ter igual.
Beijos amadas.
Lilian

Postar um comentário