Feeds RSS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Mulher Amiga desta semana é Sissym Mascarenhas

Queridos Amigos,

Nesta Semana, o texto bíblico que fala das mulheres da Bíblia, é o Livro de Ester. Este é o 3º texto que publico, e a Mulher Amiga da vez, a quem dedico esta mensagem, é a Sissym Mascarenhas. É uma amiga corajosa e, mesmo só, batalha e domina tudo: é o homem e a mulher da casa.
                         
                         Ester - Uma rainha corajosa
         
          Como pode uma mulher, hoje, entender o medo e a insegurança que deviam perturbar a rainha Ester, escolhida exclusivamente por sua beleza e pela atração que exerceu sobre o rei? Ela não era uma princesa com a influência do reino do pai para fortalecer sua posição na corte. Quando não foi chamada por trinta dias, não sabia se o rei havia encontrado alguém que fosse mais do seu agrado ou se estava simlesmente perdendo sua influência sobre ele.

          Judia órfã e sem lar, Ester havia sido criada por Mordecai, um parente mais velho. Quer tenha sido a pedido dele, quer forçada por oficiais perversos, quer por sua própria escolha, entrou para o concurso de beleza e venceu. Então, as fontes de Mordecai informaram a Ester que o povo judeu tinha uma data marcada para ser extinto pelo malévolo Hamã, que, por seu marketing pessoal, foi elevado a vice-regente, o segundo no poder depois do rei Assuero.

          Deparando-se com um desafio desesperador para sobreviver, Ester refletiu sobre a pergunta de Mordecai: “Quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4.14)

          Há três princípios incorporados em seu conselho:
          1) Nenhuma posição privilegiada jamais pode isentar uma pessoa da responsabilidade de responder ao chamado de Deus.
         2) Apesar da situação parecer perdida, Deus nunca se encontra de mãos atadas.
         3) Uma oportunidade dada por Deus é um privilégio concedido a um indivíduo.

          Corajosamente, Ester formulou um plano, mesmo que significasse morrer tentando.

           Na corte, ela havia sido ensinada a preparar-se fisicamente, mas também havia aprendido a se preparar espiritualmente, como fica evidente pelo seu jejum (Ester 4. 16; 9. 31). De acordo com a tradição do antigo Oriente Próximo, com paciência, a rainha convidou Assuero e Hamã para dois banquetes. Então, aproveitando o momento certo, ela apresentou seu caso, não questionando a justiça ou retidão do rei, mas pedindo, humildemente, por misericórdia para si mesma e para seu povo.

          Aparentemente, a orientação divina dirigiu os pensamentos, palavras e ações de Ester. Ela havia conquistado o respeito e a atenção de seu marido real. Em resposta, ele a incumbiu de reescrever a lei (veja Ester 9. 29); e, com toda a razão, ela se tornou a heroína de seu povo.

          O que aconteceu a Ester é uma lembrança a todas as mulheres da soberania de Deus. Para realizar a vontade do Senhor, ela usou sua beleza, sua inteligência e talvez até sua atitude de respeito para com o marido, bem como sua fé admirável e destemida.

          Por meio de sua obediência, Ester tornou-se uma verdadeira “estrela” (o significado de seu nome persa) no reino.
Fonte: Bíblia da Mulher – Sociedade Bíblica do Brasil

21 comentários:

Joselito disse...

Grande homenagem a "nossa" Sissym .....

Júlio [Ebrael] disse...

Lilian,

A vida de Ester é toda um louvor à doçura e à não-violência!! Não se pleiteia nada com agressões nem com gritos histéricos!! Acertaste na escolha da heroína de hoje, para ilustrar biblicamente nossa fadinha!!

A Sissym , sei lá, além de Estrela-Guia, é como um dos termômetros do diHiTT. Se ela está alegre, o clima tá bom; se não, todos se ressentem um pouco!!

Ótimo texto!!

Abçs de Ebrael!!

Rosana Madjarof disse...

Lilian,

Parabéns pela belíssima homenagem à nossa querida Sis, e esse texto sobre a vida de Ester, que foi uma grande mulher e sempre guerreira.

Nossa amiga Sis também é uma mulher forte e guerreira, que luta pela não-violência, e esse texto bíblico vem de encontro aos pensamentos e lutas da nossa fadinha Sissym.

Parabéns pela postagem.

Bjs.

Rosana.

Lilian disse...

Olá querido amigo Joselito,

Grata pela sua presença, seu carinho e amizade.
Você é um amigo fiel nos meus posts e isso me deixa muito feliz.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido aigo Ebrael,

Sua presença sempre é muito gratificante, principalmente pelos comentários que faz.
Eu o admiro muito, você sabe, né?
Ainda bem que tem vocês, os amigos que sempre completam o que falta nas postagens. Faltou falar da doçura de Ester. Com sua doçura e humildade ela conquistou o rei.
Grata pelo seu carinho e sua amizade.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Rosana,

Grata querida amiga por ler e comentar.

Fico muito feliz com sua presença, seu carinho e sua amizade.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga Lilian, mais um hiper Post verdadeiramente trabalhado com muito amor e carinho em homenagem a nossa amiga Sissym. Faço questão de registrar que os fundamentos na vida de Ester, só veio a engrandecer e dar mais brilho ao magnífico texto, uma vez que está devidamente amparado na Bíblia Sagrada.
Parabéns pela linda homenagem.
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Geraldo Voltz Laps disse...

Olá Lilian,

Esta carioca acabou por conquistar tantos corações por aqui e por onde passa, sua simpatia e carinho encanta a todos.

Bela homenagem

Abraço

Anônimo disse...

Lilian,

Muito obrigada por nos dares a conhecer a história de Ester, que é linda!

Parabéns por esta bela homenagem à Sissym! Adorei.

Beijos
Luísa

Antonio Regly disse...

Amada amiga e irmã Lilian,

Amei tudo que escreveu sobre a rainha Ester. O modo como Deus a usou para livrar o seu povo revela grande ensinamento não só às mulheres, mas a todos nós que servimos a Deus.
Esta é a minha primeira visita. Gostei tanto que coloquei o banner do seu blog nos meus dois:

http://decoracaopracoracao.com
http://recebiliegostei.com

Que o Senhor continue lhe abençoando e inspirando.

Abraço do amigo e irmão em Cristo,

Antonio Regly

Antonio Regly disse...

Irmã Lilian,

Empolguei-me tanto com a visita que acabei esquecendo de mencionar a homenagem à Sissym.
Tivemos o privilégio de conhecê-la em julho do ano passado e temos compartilhado algumas das nossas lutas. Nossas orações tem sido no propósito de que Deus tome a causa dela em suas mãos.
Tem nos ensinado que, mesmo em meio às lutas, podemos ser úteis ao nosso próximo. Foi assim que procedeu conosco quando da minha última cirurgia. Sissym estava sobrecarregada. Porém, não mediu esforços para nos prestar solidariedade, ao mesmo tempo manter os demais amigos informados a nosso respeito.

Parabéns, Sissym! Justa homenagem!

Abraço do amigo e irmão em Cristo,

Antonio Regly

BLOGZOOM disse...

Antes de mais nada, desculpa o longo silencio. Porque nos ultimos dias não tenho comentado muito posts dos amigos por falta de tempo mesmo. E voce, Lili, até falou que me homenageou... e talvez não veja agora minha resposta pq foi com uma amiga em outra cidade para que ela realize um delicado procedimento médico.

Vamos lá! Sou meio-a-meio, meio catolica e meio judia. Filha de mãe judia é judia. Coincidência com a historia relatada...

O Livro de Ester, do antigo testamento, conta a história da rainha Ester. A festa de Purim é caracterizada pela recitação pública do Livro de Ester por duas vezes, distribuição de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante refeição de celebração (Ester 9:22); outros costumes incluem o uso de máscaras e fantasias e comemoração pública.

O Livro de Ester complementa os relatos de Esdras e Neemias, contando o que aconteceu com o povo exilado na Persia.

Deus tinha um plano para esta mulher de fé, Deus iria usá-la para salvar o povo judeu:

"Oh Senhor! Que a minha fé me faça repousar em Teus braços. Que a cada dia, eu possa me colocar no Teu altar para que me conduzas ao longo do caminho, andando bem próxima a Ti.
Não sei o que o futuro me reserva mas sei que tens o melhor plano para a minha vida. Obrigada por eu poder Te chamar de Pai!
Amém!"

Deus colocou Ester numa posição única (uma das esposas do rei da Pérsia) e na hora certa (quando os judeus precisavam ser salvos).

Bom, sobre mim, Sissym, depois de tudo que passei numa década da minha vida, ainda passo por momentos ruins, por isso mesmo não comentei antes nesta linda matéria, que eu tento o tempo todo fazer a diferença. Eu sonho fazer por muitas o que elas não conseguem. Nem que seja ser um ouvido e um ombro para alguém poder apenas desabafar (estou recebendo isso através do Facebook, um vitima de violencia domestica).

Silenciosamente, tenho em muitos lugares no mundo, pessoas lendo o que estou fazendo e isso tem me deixado profundamente feliz.

É a minha pegada na areia. E é única.

Beijos

Craig disse...

Lilian, I apologize for commenting in English. I wanted to say your comparison of my beloved Sissym to Esther is very acurate. She is both beautiful and courageous. She has told me you are like everyone's Grandmother on the blogs and it is nice to meet you. Sincerly, Craig

Lilian disse...

Olá querido amigo Lison,

Grata pela sua amizade, seu carinho e comentário.
Sua presença constante em meus posts, muito me honra.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá amigo Geraldo,

Obrigada pela amizade e pelo carinho em visitar meu post e comentar.
A Sis é um doce de amiga que dispensa atenção a todos.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian


No Dihitt, você fez um comentário muito bonito dedicado à Sis, e, em homenagem ela, colo-o aqui, juntamente com o comentário dela e o meu:


Olá Sissy,

Um gesto vale mais que mil palavras... talvez por isto, tenha sentido tua falta e teus comentários.. Mas são coisas da vida, o sal que nos mostra que, já tivemos momentos melhores. Mas isto não nos deixa amargos, seria uma negação a nossa tentativa de ser melhores dia a dia.

Eu gostaria imensamente de ter mais dias de sol e menos tempestades, mas hoje entendendo que tempestades são apenas dias sem sol.

Abraço

Geraldo


Geraldo...adoro dias de tempestades... sei que depois vem o sol!

beijos,
Sissym

Olá Sis,

Mesmo com tempestades e depois o sol, em qualquer hora, em qualquer lugaar, você sempre terá o CCAALLOORR HHUUMMAANNOO de todos nós, linda fadinha.
Bjs.Li



Olá querdo amigo Geraldo,

Que lindo comentário que fez à nossa fadinha Sis.
Está parecendo que corre sangue de poeta em suas veias.
Outro coração que se queda às rimas e vem demonstrar à Sis toda sua estima.
Grata amigo, pela amizade que nos dedica.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querido amigo e irmão Antonio Regly,

Fico muito agradecida pela sua visita e comentário.

Gostaria de fazer o mesmo, colocar seus banners no meu blog, mas não sei como se faz isso. Você poderia me ensinar, passo a passo? Se for difícil, não faz mal. Depois que terminarem as férias dos netos, procurarei alguém que entenda de blog para me ensinar a mexer. É que gostaria de, além dos banners, inserir os selos que recebi, então preciso mesmo, aprender.

Grata pela sua amizade e carinho e da Sonia também. Vocês são abençoados por Deus e dão testemunho da fé que têm em Jesus, através de seus posts, atitudes e mensagens.

A Sis é uma pessoa maravilhosa, de muita coragem, solidariedade e amor ao próximo. Segue os ensinamentos de nosso Mestre. Merece todo nosso carinho e amor.

Deixo ao casal uma bênção:
""Que a mão de Deus possa abrir os nossos olhos para que não tropecemos no caminho.
Que os nossos lábios possam saborear o amor de Deus.
Que nossas palavras sejam doces aos ouvidos do nosso próximo.
Que o Deus paterno e materno nos acaricie com as mãos.
Que nossas ações sejam inspiradas em cumplicidade com o olhar manso de Deus, anunciando a todas as pessoas que o Senhor é fonte de alegria.
Em nome de Deus, em nome de Cristo e em nome do Espírito Santo, que assim seja para sempre. Amém!""

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Olá querida amiga Luísa,

Muito obrigada pela sua presença, amizade e carinho comentando a mensagem.

Que Deus esteja sempre presente em sua vida e que a preencha de paz e justiça pela ação do Espírito Santo, e que sua vida seja plena de alegria e esperança naquele que veio para ser o Salvador de todos.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Lilian disse...

Hi Dear Craig,

Sissym is kind a God Mother of the Dihitt and for me she is an angel of every women of the word. She helps other women to decrease the illness from domestic violence hurts, with words, acts, guiding and giving moral support.

Tanks for your presence en my blog and wrote on it.

Caring and beloved hug,
Lilian

Lilian disse...

Meu anjo querido,

Emocionou-me com suas palavras.

Gostaria de tirar todas as dores, os sentimentos tristes de seu coraçãozinho, para que você fosse integralmente feliz. Por isso, gostaria de ser realmente uma fada ou bruxinha do bem, para realizar essa bênção:- da sua felicidade completa, sem os tropeços por quais está passando.
Ta amo amiga, e só quero o seu bem.
Você é uma pessoa maravilhosa e a quem, todos do Dihitt amam.

Não esqueça que Deus sempre velará e cuidará de você.
Deixo-lhe o Salmo 121. Deus, o fiel guarda dos homens.
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem;
não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda;
O Senhor é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua.
O Senhor te guardará de todo o mal;
guardará a tua alma.
O senhor guardará a tua saída e a tua entrada,
desde agora e para sempre."

Fique com a graça e a proteção de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

BLOGZOOM disse...

Lili... a minha dor é porque o Coisa para me ferir, maltrata Laura... imagine a guerrilha referente escola! Ele tem tanto dinheiro, além do meu que ficou com ele...

Ahhh e ganhou o apartamento, não sei quando terei que sair daqui, mas não tenho dinheiro suficiente para alugar nada. O que farei com minha filha e minha gatinha?

É por isso que ando meio sumida do dihitt, estou introspecta.

beijos

Anônimo disse...

Oi Lilian, ando atrasada com as tuas postagens mas aos poucos vou me atualizando.

Tudo lindo por aqui, como sempre.

A história de Ester, um presente para todos nós, narrada maravilhosamente com as cores das tuas palavras sempre inspiradas e devotadas ao Bem.

E através dela uma belíssima homenagem a nossa querida amiga Sissym, merecedora do nosso mais puro afeto, pelas inúmeras qualidades que nos demonstra nesse nosso convívio virtual.

E Sissym, podemos perder algumas batalhas, mas a vitória é certa para quem tem espírito guerreiro e luta do lado do Amor e da Verdade, é só uma questão de tempo.

Me sinto honrada em poder contar com a amizade das duas.

Muitos Beijos

Postar um comentário