Palavras dedicadas a todas as mulheres, em especial à Valéria Mello
Houve, certa vez, uma mulher sofrida que, no meio de suas atividades rotineiras, foi surpreendida pela presença amorosa e interessada de Jesus. Ele, o Deus criador encarnado na forma de pessoa humana, buscou-a onde ela se encontrava, à beira do poço, exercendo a penosa tarefa de tirar dali a água que, embora necessária à sua sobrevivência, apenas temporariamente lhe saciava a sede física.
Por enxergar-lhe o íntimo, Jesus viu, além da necessidade imediata, a sede nunca satisfeita de seu coração. Ela fora rejeitada por cinco maridos e agora vivia com um homem que nem se dignara conceder-lhe o título de esposa. Ademais, devido à sua situação irregular, ela devia sentir na pele o menosprezo das pessoas com quem convivia, especialmente o das outras mulheres.
Num diálogo que logo transcendeu a realidade imediata que rodeava e penetrou a esfera dos problemas pessoais daquela mulher, Jesus ofereceu-lhe a Água Viva pela qual ela ansiava. Sorvendo em goles ávidos a verdade de que o Deus de quem já ouvira falar a amava e viera até ela na pessoa do Messias, seu coração vazio se encheu a ponto de fazê-la sair correndo para contar a maravilhosa notícia a todos quantos quisessem ouvir.
Naquele coração ressequido e desolado, a Água Viva do amor de Deus jorrou para a vida eterna, transformando o vale árido que tinha sido a vida daquela mulher em manancial de bênçãos.
Jesus conheceu bem o coração das mulheres. Ele veio para libertar-nos de nossas inquietações, nossas tristezas, nossas tribulações, nossas angústias, nossas carências, nossa sede de amor e significado, oferecendo-nos a Água Viva do seu amor. Ele nos busca no lugar onde nos encontramos, muitas vezes atarefadas, tentando suprir nós mesmas as nossas necessidades e as dos outros, enquanto nosso próprio coração permanece ressequido e vazio. Ele, que nos fez, sabe que planos tem para nós, e são planos de nos dar o bem que tanto desejamos.(Jr. 29,11).
Para nos levar ao caminho desse bem pelo qual nosso coração tanto anseia, Deus nos deu sua Palavra escrita. A Bíblia é a história de como o plano gracioso de Deus é cumprido nas vidas das pessoas comuns como você e eu. É uma carta de amor, do amor de Alguém que a amou a ponto de dar a vida por você, do amor fiel, constante, incondicional, perfeito pelo qual seu coração anseia.
A mesma Água Viva que mudou a vida daquela mulher junto ao poço é oferecida aqui a todos os corações sedentos. É a revelação de que nossa vida tem um significado maior do que a realidade física que nos cerca. O plano eterno de Deus se desenrola, e, nele, você e eu temos um lugar especial. É esta a mensagem escrita na Bíblia.
Minha oração é para que, com a Palavra da Bíblia, você cresça no conhecimento do propósito bom de Deus, e que, também do seu coração jorre a Água Viva da vida abundante que Jesus veio dar.
Prefácio escrito por Wanda de Assumpção, na “A Bíblia da Mulher” - SBB